Conquistar seus sonhos significa não esquecer do equilíbrio

   
Nesta nossa caminhada pelo planeta Terra, precisamos adotar uma postura de humildade de aprendizado, em que cada ser humano que cruzar o nosso caminho poderá nos ensinar alguma coisa. Como disse Paulo Freire: “Não há saber pior ou melhor, há saberes diferentes”. Procurando aprender com o exemplo de grandes empresários, de homens e mulheres de posições elevadas no mundo dos negócios. Procurando aprender com os exemplos de personagens da história e também com pessoas que não tiveram tanto destaque ou status, não subestime aos outros em hipótese alguma, respeito absoluto ao próximo acima de tudo. Procure aprender até mesmo com os animais e a natureza. Haja vista que a natureza é um exemplo  de equilíbrio e aprendizado. Na minha observação diária tornei-me uma esponja, ou, como na poesia de Rumi, “como açúcar na água”. Da observação dos exemplos de vida de todas essas pessoas que cruzaram meu caminho, extraio grandes exemplos que sigo e adoro como molde para minha vida. Da mesma maneira, procuro aprender com seus erros, mantendo uma posição de bondade e ausência de crítica. Mas os erros são importantes porque  nos ensinam muito mais do que os acertos. E um dos erros que aprendi com essas pessoas foi que muitos alcançaram o que queriam, mas esqueceram o seu equilíbrio e hoje se arrependem.

  “Que adiantará ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?” (Mateus 16:26). Quando o ser humano desperta os poderes inerentes que tem dentro de si, acorda para a realidade de que pode conquistar tudo a que se propõe. “digo-lhe a verdade: aquele que crê em mim fará também as obras que tenho realizado. Fará coisas ainda maiores do que estas, porque eu estou indo para o pai” (João 14:12). Essas são as palavras de Jesus Cristo. Essa é a herança que nos foi  dada. Temos o poder e o dever de realizar as maiores obras possíveis, obras que tragam luz e melhorias ao  mundo e a nossa vida. Basta acreditar e realizaremos todos os nossos sonhos. Podemos conquistar toda a riqueza de tempo e de realizações, mas jamais podemos nos esquecer dos nossos valores. Nossos princípios devem está acima de ganhos pessoais. De que vale um milionário se você perdeu sua família? Se no processo de atingir suas metas deixou de lado coisas importantes, como saúde, pessoas que ama, amizades verdadeiras, relacionamentos, virtudes e espiritualidade?
O equilíbrio deve ser alcançado em todas as áreas da nossa vida, seja pessoal ou profissional. Na ânsia de ganhar dinheiro ou no egoísmo de se usar o tempo apenas com propósitos mesquinho, as pessoas acabam se esquecendo do equilíbrio. Podemos e devemos alcançar nossos sonhos, mas sempre devemos considerar se estamos caminhando em direção a eles de maneira equilibrada.


Em sua vida, quais são as áreas em que você precisa realinhar os pratos da balança? Converse com sua família, entenda quais os sonhos dessas pessoas, como vocês podem caminhar juntos e em equilíbrio.

Fala-se muito em conquistar riquezas e posições, status e prestígio. Entretanto, raramente se ouve alguém  dizer que quer conquistar o equilíbrio. O equilíbrio pode ser compreendido  como uma proporção harmoniosa entre duas forças. Quando vemos em uma balança pratos que têm o mesmo peso, dizemos que estão equlibrados. Isto é conquistar o equilíbrio: atingir todas suas realizações sem deixar de lado o bem-estar daqueles que nos amam. Conquistar o equilíbrio é ter dedicado o tempo certo para cada prato da balança e ter arrastado junto de si outras pessoas para conseguirem a mesma compreensão de que o tempo deve ser vivido com equilíbrio. Quando ajudamos os outros a crescer e a realizar seus sonhos com equilíbrio estaremos ensinando o verdadeiro  significado de tempo e da vida.

Base de dados do livro: Construa seus sonhos de: Alexandre Rodrigues Barbosa
Adaptação de texto, por: Iram de Oliveira, Geógrafo, dirigente sindical mora em Mossoró-RN

    

Postar um comentário

0 Comentários