Com relação à
riqueza e o dinheiro, a maioria das pessoas pensa que basta inventar um
produto, vender muito e ganhar muito dinheiro. Será que é simples assim?
Por: Orlando Norio Oda
O livro “A
ciência de ficar rico”, de Wallace D. Wattles, que inspirou o livro e
filme “O Segredo” diz para pensarmos e agirmos de certa forma.
Mas, será que existe mesmo algum segredo ou fórmula para ficar rico?
Quando procuro
água sei onde encontrar. Consigo visualizar uma fonte, uma torneira, enfim um
lugar onde encontrá-la. Se não sei o que procuro não sei onde procurar. É como
caçar qualquer coisa dando tiros para todos os lados.
Com relação à
riqueza e o dinheiro , a maioria das pessoas pensa que
basta inventar um produto, vender muito e ganhar muito dinheiro. Será que é
simples assim?
Riqueza é a
materialização da ideia de servir, ser útil, ou seja, surge quando
transformamos uma ideia em produtos ou serviços úteis às pessoas. Riqueza é
qualquer coisa que possui a qualidade de facilitar e tornar feliz a vida
humana.
Se produzir
riqueza para dez pessoas, apenas essas dez ficarão felizes. A retribuição delas
é em forma de dinheiro. Assim, se produzir um bem para dez pessoas, mesmo que
cada um retribua com R$1.000,00, teremos 10 x R$1.000,00 = R$10.000,00. Por
isso, para ser “rico”, é indispensável criar produtos e serviços para o maior
número possível de pessoas.
Ricas são as
pessoas que têm a capacidade de produzir muitas “riquezas”, proporcionar muitas
alegrias a um grande número de pessoas e possuem mentes ricas que atraem o
dinheiro. Para ser rico é necessário gerar a riqueza e ter uma mente rica que
atrai o dinheiro.
A verdadeira
natureza da riqueza não é algo físico, um produto. A fonte da riqueza é a ideia
que torna a vida das pessoas mais fácil, mais confortável, mais feliz. É
preciso buscar a ideia, não o produto. É como diz Thomas Edson: “Gênio é 1%
de inspiração e 99% de transpiração”. Se o 1% estiver errado, 99% de
esforços serão improdutivos.
Um bom exemplo é o
iPhone, de Steve Jobs. O celular da Apple é sucesso mundial porque eliminou a
dificuldade de manusear um celular por meio de trackwheel ou de ter que
utilizar uma caneta e principalmente porque facilitou a vida dos usuários ao
criar a tela multitoque. Desta forma, tornou o uso do celular muito mais fácil
e agradável. Uma coisa é ter a ideia, outra coisa é a engenharia transformar a
ideia em produto.
Qual é o segredo
do sucesso das Casas Bahia? Segundo Samuel Klein, filho do fundador das Casas
Bahia:
“Nosso segredo é o slogan da empresa: Dedicação total a você. Isso
vale para os clientes, fornecedores, colaboradores. Não basta apenas vender.
Temos que dar atenção ao cliente também no pós-venda. Temos que ter uma
política de concessão de crédito – com facilidades de parcelamento – para que
nosso público-alvo (classes C, D e E) possam realizar seus sonhos de consumo e,
com isso, resgatar a cidadania”.
O segredo deles
não está em vender muitos produtos a preços baixos como muitos pensam. O
sucesso da loja está na facilidade de adquirir produtos por meio de
parcelamentos e proporcionar a felicidade de realizar os sonhos de consumo para
um grande número de pessoas dessas classes.
O livro “A
Ciência de ficar rico” ensina que é necessário pensar e agir de uma
certa maneira. Mas, não existe jornal de hoje. O jornal de hoje só descreve
fatos e acontecimentos de ontem. Coisas que estão acontecendo hoje são as
notícias publicadas no jornal de hoje da minha vida. Elas expressam os
resultados dos meus atos e pensamentos de ontem.
Para começar a
gerar a riqueza precisa-se decidir agora ser útil, servir às pessoas. Que tal
decidir-se a fazer qualquer coisa que tornem as pessoas felizes? Ser atencioso,
ser prestativo, não desperdiçar tempo e materiais dos outros, etc. Não preciso
lembrar que as pessoas ficam felizes por pouca coisa: um sorriso, um elogio,
uma palavra amiga, parar para ouvir etc.
E você, vai ficar
rico?
Artigo publicado
no site Administradores.com
Por: Orlando
Norio Oda é
administrador de empresas, formado pela PUC-SP, tem mestrado em Administração Financeira
– FGV. É diretor da OTK Sistemas, AfixCode Patrimônio e Avaliações, AfixGraf Soluções
Gráficas, vice-presidente da APSIB – Associação da Prosperidade da Seicho-no-Ie
do Brasil, preletor Júnior da Seicho-no-Ie do Brasil. Presidente da Comissão
Organizadora do Seminário Especial da Prosperidade.
0 Comentários