RN: cento e onze políticos, são alvos de processos de cassação

Claudia Regina fica no cargo até julgamento de recurso (foto: arquivo ...Cento e onze candidatos do Rio Grande do Norte que saíram vitoriosos das urnas na eleição de 2012 são alvo de processos de cassação, um ano depois. Uma parte dos processos que visam afastar prefeitos, vice e vereadores acusados de irregularidades no pleito, está sob análise no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN). Outra parte encontra-se nas mesas dos juízes de primeiro grau. Até agora, 63 deles já foram julgados e 48 aguardam análise dos magistrados, sejam eles de segundo ou de primeiro grau. Três prefeitos - Alcides Barbosa, do PP de Caiçara do Norte; Isoares Martins, do PP de Baraúna; e Bruno Patriota, do PSD de Ielmo Marinho – foram cassados no TRE/RN, mas aguardam resultado de recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde tentam retornar para o cargo. As informações são do último levantamento do TRE/RN.


Ana Silva Cláudia Regina (Foto) foi cassada oito vezes em primeira instância, mas recuperou mandato no TRE


Entre os que foram condenados com a perda da função no primeiro grau, o nome mais conhecido é o de Cláudia Regina (DEM), de Mossoró, cassada por outro ocasiões. Da última vez que foi afastada, ela reassumiu a função após ficar sete dias longe da chefia do executivo por decisão da Justiça Eleitoral. “Agora é retomar o trabalho, recomeçar a luta, dar continuidade as obras e aos serviços com disposição renovada. Recebo a decisão do TRE com serenidade e força para continuar construindo uma gestão compartilhada e eficiente. Todos por Mossoró. Que Deus nos abençoe”, afirmou Cláudia Regina, na ocasião.


A prefeita também divulgou uma declaração sobre o afastamento por meio de sua assessoria: “Toda a situação nos mostrou que temos uma equipe altamente competente, que deu continuidade a todos os serviços e não deixou a população refém. É muito bom contar com uma equipe profissional e competente como a que temos”, frisou. Os prefeitos afastados, quando retornam aos cargos, costumam falar em descontinuidade, embora elogiem os substitutos interinos.

A agenda do primeiro dia de Cláudia Regina no retorno ao cargo foi marcada por visita a alguns estabelecimentos comerciais. Antes, ela foi recepcionada na Prefeitura de Mossoró por populares e servidores. Em seguida, foi ao Cemitério São Sebastião, onde ocorreu sepultamento do corpo da avó do Oficial de Relacionamento Institucional, Petras Vinícius. Ainda no cemitério, a prefeita determinou ao secretário Alexandre Lopes, titular da pasta do Desenvolvimento Urbano, para a elaboração de projeto de reforma da Praça da Saudade, localizada em frente ao Cemitério São Sebastião, no Centro da cidade. À tarde, Cláudia Regina esteve na Igreja de São José, onde foi realizada missa pelo aniversário do vice-prefeito Wellington Filho (PMDB).

Tribuna do Norte

Postar um comentário

0 Comentários