ViolĂȘncia sem limites: 1617 assassinatos no RN em 2013

Conselheiro atribui a ação desses grupos, o nĂșmero cada vez mais crescente de de crimes de homicĂ­dios, com a marca de 1617 casos somente este ano

O presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos e Cidadania, Marcos Dionísio denunciou em seu perfil em uma rede social a ação de grupos de extermínio na Região Metropolitana de Natal. O Conselheiro atribui a ação desses grupos, o numero cada vez mais crescente de crimes de homicídio, chegando, neste ano, a uma marca alarmante de 1617 assassinatos em todo o estado.

De acordo com DionĂ­sio, SĂŁo JosĂ© de Mipibu, MacaĂ­ba, Parnamirim, MossorĂł e Natal lideram o ranking das cidades mais violetas do estado com 35, 103, 124, 190 e 565 homicĂ­dios respectivamente, somente este ano. MacaĂ­ba Ă© a cidade em situação mais alarmante, pois foi o municĂ­pio que mais cresceu em nĂșmero de homicĂ­dios no ano.


Os nĂșmeros crescentes fizeram o governo implantar uma força tarefa que tinha como objetivo reduzir a violĂȘncia constante em MacaĂ­ba. Contraditoriamente, do perĂ­odo em que o grupo foi implantado, em outro deste ano atĂ© esta semana jĂĄ foram registrados mais 24 homicĂ­dios na cidade. “A força tarefa Ă© mais uma ficção”, declarou.

Marcos DionĂ­sio aponta ainda o crescimento de assassinatos entre mulheres, com registros em torno de 110 homicĂ­dios, alĂ©m de outros grupos sociais como crianças, adolescentes e jovens. “HĂĄ um genocĂ­dio em curso contra esses grupos”, diz DionĂ­sio.

Outra preocupação apresentada pelo coordenador dos direitos humanos Ă© o movimento migratĂłrio que pode ser ocasionado com a chegada do novo aeroporto de SĂŁo Gonçalo do Amarante. Segundo ele, o municĂ­pio tende a absorver a violĂȘncia de cidades fronteiriças como MacaĂ­ba e Parnamirim. “Como preparar SĂŁo Gonçalo para enfrentar a violĂȘncia que a riqueza que passarĂĄ pela cidade atrairĂĄ a partir do novo aeroporto, sem mais policiais”, questiona.

A nĂŁo atualização do efetivo policial e a falta de estrutura das instituiçÔes que compĂ”em a segurança pĂșblica do RN tambĂ©m estĂŁo entre as denuncias de DionĂ­sio. Segundo ele o governo nĂŁo tem convocado novos policiais civis formados e nem os remanescentes do Ășltimo concurso da PolĂ­cia Militar. Recentemente o governo firmou um acordo com o Sinpol se comprometendo a convocar 20 policiais civis por mĂȘs. Segundo ele, o poder executivo jĂĄ estĂĄ devendo 60 convocaçÔes.

Portal no Ar

Postar um comentĂĄrio

0 ComentĂĄrios