O sistema de produção em massa disseminou-se da indústria automotiva para
outras indústrias e se tornou padrão incontestado em todo o mundo como a melhor
maneira de conduzir os assuntos empresariais e comerciais. Enquanto o
"método americano" desfrutava de um sucesso irrestrito nos mercados
mundiais nos anos 50, uma empresa automobilística japonesa, lutando para
recuperar-se da II Guerra Mundial, experimentava uma nova abordagem à produção � cujas
práticas operacionais eram tão diferentes daquelas da produção em massa, quanto
esta era dos primeiros métodos artesanais de produção. A empresa era a Toyota e
seu novo processo gerencial era denominado de produção enxuta.
O princípio básico da produção enxuta é combinar novas técnicas
gerenciais com máquinas cada vez mais sofisticadas para produzir mais com menos
recursos e menos mão de obra. A produção enxuta difere radicalmente tanto da
produção artesanal quanto da produção industrial. Na produção artesanal,
trabalhadores altamente qualificados, usando ferramentas manuais, fabricam cada
produto de acordo com as especificações do comprador. Os produtos são feitos um
de cada vez. Na produção em massa, profissionais especializados projetam
produtos que são fabricados por trabalhadores não qualificados ou
semiqualificados operando equipamentos caros e de finalidades específicas.
Estes produzem produtos padronizados em grandes quantidades. Na produção em
massa, a maquinaria é tão cara que o tempo ocioso precisa ser evitado a todo
custo. Como resultado, a gerência acrescenta uma "reserva" na forma
de estoque extra e de trabalhadores para garantir a disponibilidade de insumos
ou para que o fluxo de produção não seja desacelerado. Finalmente, o alto custo
do investimento em máquinas impede a sua rápida adaptação para a fabricação de
novos produtos. O consumidor beneficia-se de preços baixos em prejuízo da
variedade.
A produção enxuta, ao contrário, além de combinar a vantagem da produção
artesanal e de massa, evita o alto custo da primeira e a inflexibilidade da
última. Para alcançar esses objetivos de produção , a gerência reúne equipes de
trabalhadores com várias habilidades em cada nível da organização, para
trabalharem ao lado de máquinas automatizadas, produzindo grandes quantidades
de bens com variedades de escolha. A produção é enxuta porque usa menos de tudo
se comparada com a produção em massa � metade do esforço humano na
fábrica, metade do espaço físico, metade do investimento em equipamentos.
O modo japonês da produção enxuta começa com a eliminação da tradicional
hierarquia gerencial, substituindo-a por equipes multiqualificadas que
trabalham em conjunto, diretamente no ponto da produção. O modelo clássico de
Taylor de administração científica, que defendia a separação do trabalho mental
do trabalho físico e a retenção de todo o poder de decisão nas mãos da
gerência, é abandonado em favor de uma abordagem de equipe cooperativa,
projetada para aproveitar a capacidade mental total e a experiência prática de
todos envolvidos no processo da fabricação do automóvel.
O conceito de aperfeiçoamento contínuo (chamado de kaizen) é considerado
a chave do sucesso dos métodos japoneses de produção. Que, ao contrário do
antigo modelo americano, no qual as inovações eram feitas raramente e, em
geral, de uma só vez, o sistema de produção japonês é constituído para
encorajar mudanças e aperfeiçoamentos constantes, como parte das operações
diárias. Para alcançar o kaizen, a gerência aproveita a experiência coletiva de
todos os seus trabalhadores e valoriza a solução de problemas em conjunto.
Emprestando o modelo da produção enxuta dos japoneses, as empresas
americanas e européias começaram a introduzir suas próprias modificações na
estrutura organizacional, para acomodar as novas tecnologias da informática.
Sob o título amplo de reengenharia , as empresas estão achatando suas
tradicionais pirâmides organizacionais e delegando, cada vez mais, a
responsabilidade pela tomada de decisão às equipes de trabalho. O fenômeno da
reengenharia está forçando uma revisão fundamental no modo como os negócios são
conduzidos e, com um corte profundo na folha de pagamento e no processo,
eliminando milhões de empregos e centenas de categorias de trabalho. Enquanto
os trabalhos não qualificados e semiqualificados continuam a ser cortados com a
introdução de novas tecnologias de informação e de comunicação, outras posições
da hierarquia corporativa também estão sendo ameaçadas de extinção. Nenhum
grupo está sendo mais duramente atingido do que a gerência média. Tradicionalmente,
os gerentes médios tem sido responsáveis pela coordenação do fluxo acima e
abaixo na escada organizacional. Com a introdução de novas e sofisticadas
tecnologias de computador, esse cargos se tornam cada vez mais desnecessários e
caros.
As novas tecnologias da informação e da comunicação têm tanto aumentado o
volume, quanto acelerado o fluxo de atividade em cada nível da sociedade. A
compressão de tempo requer resposta e decisões mais rápidas para continuar
competitivo. Na era da informação , "tempo" é uma mercadoria crítica
e as corporações, atoladas nos antiquados esquemas gerenciais hierárquicos, não
podem esperar tomar decisões com rapidez suficiente para acompanhar o fluxo de
informações que requerem resolução.
Hoje, um número crescente de empresas está desfazendo suas hierarquias
organizacionais e eliminando cada vez mais a gerência média com a compressão de
várias funções em um processo único. Também estão usando o computador para
desempenhar as funções de coordenação anteriormente executadas por muitas
pessoas que , em geral, trabalham em departamentos e locais separados na
empresa. Os departamentos criam divisões e fronteiras que inevitavelmente
reduzem o ritmo do processo decisório. As empresas estão eliminando essas
fronteiras com a reorganização dos funcionários em redes ou equipes de
trabalho. O computador tornou tudo isso possível. Agora, qualquer funcionário,
em qualquer ponto dentro da empresa pode acessar todas as informações geradas e
dirigidas através da organização.
Acesso instantâneo à informação significa que o controle e a coordenação
da atividade podem ser exercidos rapidamente e em níveis mais baixos de comando
que estão "mais próximos dos acontecimentos". A introdução das
tecnologias baseadas em computador permitem que a informação seja processada
horizontalmente ao invés de verticalmente, derrubando a tradicional pirâmide
corporativa em favor de redes operando ao longo de um plano comum. Com a
eliminação da lenta subida e descida na antiquada pirâmide decisória, a informação
pode ser processada a uma velocidade comensurável com as capacidades dos novos
equipamentos de informática.
Para explicar como a reengenharia funciona na prática, utilizaremos
alguns exemplos:
A IBM Credit financia o computador comprado pelos clientes da IBM. Antes
da reengenharia, os pedidos de financiamento dos clientes precisavam passar por
vários departamentos e níveis de decisão e seu processamento costumava demorar
vários dias até a aprovação. Um vendedor da IBM ligava para passar um pedido de
financiamento. Um dos 14 funcionários anotava o pedido em uma folha de papel.
Esse papel era então entregue ao departamento de crédito, um andar acima, onde
um segundo funcionário registrava a informação em um computador e fazia uma
verificação no cadastro de crédito do cliente. O relatório do cadastro de
crédito era anexado ao formulário original do departamento de vendas e então
entregue ao departamento comercial. Usando seu próprio computador, o
departamento modificava os termos do contrato para se adaptar ao pedido do
cliente e , a seguir, anexava os termos especiais ao formulário de solicitação
de crédito. O formulário ia para outro funcionário que, por sua vez, usava seu
próprio computador para determinar a taxa de juros a ser cobrada do cliente. A
informação era denotada no formulário e este, enviado a um grupo de auxiliares
de escritório. Naquele departamento, toda a informação que havia sido coletada
ao longo do caminho era reprocessada e anotada em uma carta de cotação de preço
que era enviada ao representante de vendas da IBM pelo Federal Express.
Os representantes de vendas ficavam frustrados com a lentidão do
processamento das solicitações de financiamento dos clientes e reclamavam sobre
o cancelamento de pedidos porque os clientes encontravam outras alternativas de
financiamento em outras empresas. Preocupados com os atrasos, dois gerentes
seniores da IBM acompanharam pessoalmente o pedido de um cliente, passando
pelos cinco departamentos, pedindo a cada um que processasse a informação sem o
atraso usual, porque o documento ficava esquecido nas mesas durante vários
dias. Eles descobriram que o tempo real para o processamento do pedido demorava
menos de 90 minutos. O resto dos sete dias eram usados na "passagem do
documento de um departamento para outro". A gerência da IBM eliminou os
cinco departamentos e entregou a tarefa a um único funcionário equipado com um
computador.
Em 1982, a Bridgestone, produtora de borracha japonesa, comprou as
instalações da Firestone e imediatamente aplicou a reengenharia às operações de
acordo com seus próprios padrões rígidos de produção enxuta. Introduziu equipes
de trabalho, achatou a hierarquia organizacional de oito para cinco níveis,
reduziu as classificações de cargo, criou programas de retreinamento
profissional para melhorar o controle de qualidade e investiu US$70 milhões em
novos equipamentos projetados para automatizar o processo de produção. Em menos
de 5 anos, a produção aumentou de 16.400 para 82.175 pneus por mês. Nesse mesmo
período, a produção de pneus com defeitos caiu em 86%.
A Goodyer, uma empresa tradicionalmente associada a pneus de alta
qualidade nos Estado Unidos, tem uma história de sucesso parecida. Ela teve
lucro recorde de US$ 352 milhões sobre faturamento de US$11,8 bilhões em 1992.
A empresa está produzindo 30% mais pneus do que em 1988, com 24 mil
funcionários a menos.
A General Eletric, líder mundial na fabricação de produtos eletrônicos,
reduziu seu número de funcionários em todo o mundo de 400 mil em 1981 para
menos de 230 mil em 1993, triplicando suas vendas ao mesmo tempo. A GE achatou
sua hierarquia gerencial nos anos 80 e começou a introduzir novos equipamentos
de automação na fábrica. Na GE em Charlottesville, Virgínia, novos equipamentos
de alta tecnologia montam componentes eletrônicos nas placas de circuitos, na
metade do tempo da tecnologia anterior.
Na Victor Company, no Japão, veículos automatizados entregam componentes
de filmadoras e outros materiais a 64 robôs que, por sua vez, executam 150
tarefas diferentes de montagem e inspeção. Apenas dois seres humanos estão
presentes no ambiente de fabricação. Antes da introdução das máquinas
inteligentes e robôs, eram necessários 150 empregados para fabricar as
filmadoras na Victor.
A revolução da reengenharia atingiu alguns de seus sucessos mais
marcantes no setor varejista. Sistemas de resposta rápida estão reduzindo tanto
o tempo quanto a mão-de-obra de todo o processo de distribuição. O código de
barras permite que os varejistas mantenham um registro atualizado e minucioso
de quais itens estão sendo vendidos e em que quantidades. Os dados no ponto de
venda eliminaram erros na definição dos preços e no caixa, além de reduzir
significativamente o tempo gasto no etiquetamento dos produtos. A gigantesca
cadeia de descontos Wall-Mart deve boa parte de seu sucesso ao seu papel
pioneiro de tirar proveito dessas novas tecnologias da informação. A Wall-Mart
utiliza as informações coletadas por scanners no ponto de venda e as transmite
pelo intercâmbio eletrônico de dados diretamente aos seus fornecedores, tais
como a Procter&Gamble, que por sua vez, decidem quais itens devem embarcar
e em que quantidades. Os fornecedores enviam diretamente para as lojas, sem
passar pelo depósito. O processo elimina pedidos de compra, conhecimentos de
embarque, grandes estoques e reduz custos administrativos com a eliminação da
mão-de-obra necessária em cada etapa do processo tradicional para manusear
pedidos, despachos e armazenagem.
Há também, grandes mudanças ocorrendo nos escritórios, transformando as
operações de processamento de papel em processamento eletrônico. As mudanças
nas operações e nas tecnologias do escritório, têm sido extraordinárias no
decorrer da Revolução Industrial. Basta lembrar apenas que o mata-borrão, os
lápis com borrachas e as penas de aço foram introduzidos há menos de 150 anos.
O papel carbono e a máquina de escrever foram introduzidos nos escritórios na
década de 1870. A calculadora de teclado e o tabulador de cartão perfurado
seguiram-se ao final da década de 1880. O mimeógrafo foi inventado em 1890.
Juntamente com o telefone, esses avanços na tecnologia de escritório aumentaram
muito a produtividade dos negócios e do comércio durante o período de
crescimento do capitalismo industrial. Agora, à medida que a economia
transforma-se pela Terceira Revolução Industrial, o escritório está evoluindo
para melhor coordenar e controlar o fluxo acelerado da atividade econômica. O
escritório eletrônico eliminará milhões de trabalhadores administrativos até o
final da década.
A cada dia útil nos Estados Unidos, são produzidos 600 milhões de páginas
de relatório de computador, 76 milhões de cartas geradas e 45 folhas de papel
são arquivadas por funcionário. Os negócios americanos consomem quase um
trilhão de folhas de papel anualmente. Um único disco óptico armazena mais de
15 milhões de páginas de papel. Atualmente, 90% da toda a informação ainda é
armazenada em papel, enquanto 5% estão em microfichas e outros 5% em mídia
eletrônica. Entretanto, com o novo equipamento de processamento por imagem, os
negócios estão começando a converter seus escritórios em ambientes de trabalho
eletrônicos.
A Aetna Life and Casualty Co., gigantesca companhia de seguros, descobriu
que tinha 435 manuais diferentes que precisavam ser atualizados constantemente.
A direção da empresa decidiu eliminar a página impressa, em benefício da
informação armazenada eletronicamente. Agora, quando um manual precisa ser
atualizado, a atualização pode ser feita eletronicamente e estar acessível a
todos os 4200 funcionários de campo � sem a necessidade de
composição tipográfica, revisão, impressão, conferência de paginação,
encadernação despacho e arquivamento. A Aetna economizou mais de US$ 6 milhões
anuais, com a transição para o manual eletrônico. Mais de cem milhões de
páginas de adendos a atualizações, ao custo de 4,5 centavos por página,
deixaram de ser enviados. Menos trabalho com papel significa menos
funcionários. A Aetna fechou seus escritórios onde os funcionários não faziam
mais do que atualizar manuais.
O processo de reengenharia nas corporações está apenas começando e o
desemprego já está aumentando; o poder aquisitivo dos consumidores está caindo
e as economias domésticas estão cambaleando em conseqüência do impacto do
achatamento das gigantescas burocracias corporativas.
Fonte: www.ime.usp.br
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