Democracia significa o que?

         
Nas condições do capitalismo contemporâneo, o desemprego e a carestia de vida assoberbam o mundo de miséria. As massas continuam a viver suas vidas duras ou mornas de oprimidos. Algumas, reagem às transformações políticas, conservam a ordem.

Os numerosos trabalhadores, componentes fundamentais dessas massas, fabricam por tempo indeterminado, o luxo, o conforto e a felicidade dos proprietários dos meios sociais de produção. E é nesses tempos que tanto se fala em democracia. Para quem ela existe, de fato? A democracia é realidade para o dominante e sonho para o dominado.

Os governos democratas e social-democratas se limitam as reformas que o próprio mercado absorve, dentro dos limites de uma sociedade burguesa hierárquica e violenta.

O democrata, por fim, promete um programa mínimo de apoio ao explorado. E, às vezes, um programa máximo. Promessas. Entre o programa mínimo e o máximo não existe qualquer ponte. Ele nem tem necessidade dessa ponte porque de socialismo só fala em dia de festa, dentro de seu próprio país, num senso particular.

Por: Thiago Camacho é ator e professor de Língua Portuguesa.

Postar um comentário

0 Comentários