Educação de qualidade

   Por: Wiler Passos
A boa educação é aquela capaz de transforma a virtude intelectual em virtude moral. Assim, sendo ambas fruto da disciplina na pratica do ato justo, a sabedoria estaria em evitar os extremos na busca do bem comum. Não compreender esta lógica é se perde na irracionalidade de acreditar que o fim justiça os meios.

Com certeza ai resida o mal da sociedade contemporânea.

Numa sociedade onde a educação não é boa, bons hábitos, valores e referências morais se perdem, e logo o corrupto se encoraja em dizer; fiz o que fiz por uma causa maior, ou, roubo mas faço. O ato de político dá entrevista dizendo que o congresso não precisa de código de ética e jogar papel na rua passa ser entendido como um mal menor, assim como a corrupção, a final, são todos filhos da mesma mãe, a má educação. E não para ai, na esteira de produção em série da má educação, o resultado é cidadãos que acredita, sinceramente, que matando o bandido tudo se resolve.


Para os que querem o poder de forma tosca ou irracional, a boa educação é um tiro no pé, então, é melhor deixar como está. Neste contexto, a pátria amada responsável pela educação em massa, por foça constitucional, vai se torna refém dos sabotadores da democracia, que para vencer o jogo, fazem de tudo um pouco, vale roubar, desviar, caixa dois, manipular, e por que não se organizar para desviar a verba da educação, já que a causa é “justa”.

O lógico, na boa educação, é os meios justificarem o fim, ou seja, somente através dos atos justo, sem vícios, praticados cotidianamente é que se chega ao bem comum.

Quando a educação de um povo não é boa, ela se torna presa fácil para os maquiavélicos do poder, os ladrões de sonhos, que manipulam os fatos com jogo de palavras, tornado o imoral em moral e o certo em duvidoso, confundindo assim o cognitivo do seu povo. Quando isto ocorre, a população vende seus sonhos e acalma seus corações com pão e circo, que venha a copa.

Por: Wiler Passos é economista, formado pela Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais./www.debatesculturais.com.br

Postar um comentário

0 Comentários