Mudar é sempre bom, Você está preparado?

Mudança, palavra em alta ultimamente e que carrega consigo a possibilidade de novas perspectivas e transformações, sejam elas internas ou externas.
O fato é que toda mudança, independente se positiva ou negativa traz consigo algo novo, gerando a necessidade de adaptação à situação vivida no entanto, tudo depende do controle (interno ou externo) que temos neste processo. 
    Por: Gisele Meter
No ambiente de trabalho as mudanças podem ter grande impacto sobre nós, pois na maioria dos casos, não temos como interferir para que elas não ocorram, dependemos muito de fatores externos, tais como: adaptação ao mercado, demanda de clientes, expansão, entre outros.

Quando estamos diante de uma nova possibilidade de mudança, a maneira como agimos internamente faz uma grande diferença e assim, podemos adotar vários tipos de comportamentos, desde os mais negativos como a resistência ou negação, até comportamentos positivos como a entusiasmo e cooperação, e o que diferencia um posicionamento de outro, é o quão disponível você estará para sair de sua zona de conforto.


Quanto mais acomodados estivermos com a situação existente, mais difícil será a aceitação para a mudança, pois esta implicará em sair de uma posição confortável para outra que pode parecer incerta e até mesmo incomoda.

Evolutivamente, preferimos manter uma circunstância que acreditamos ser segura, do que partir rumo ao desconhecido, o que poderia representar perigo e é justamente por causa disso que muitos acabam resistindo tanto à mudança – mesmo que de forma inconsciente.

As pessoas também resistem ao novo por outros fatores, que podem estar relacionados a falta de autoconfiança de sua capacidade de adaptação, baixa autoestima ou até mesmo falta de motivação pessoal para mudar.

Para mudar, é preciso acreditar que este é o melhor caminho. Quando encontramos o entendimento necessário pelo qual a mudança ocorre, nos colocamos mais dispostos para enfrentá-la e a busca por entendimento e sentido para o que será alterado, se torna fundamental.

Quando a mudança é inevitável, a forma como encaramos e lidamos com a situação fazem uma grande diferença.

Analisar a situação, buscar compreensão e adotar comportamentos flexiveis, podem contribuir para que você passe por esta fase de forma mais tranquila do que possa imaginar, confira as dicas:

Entenda a mudança - Nada de reações aversivas logo no primeiro momento. Procure analisar a situação de vários ângulos antes de torcer o nariz para o novo. Procure saber mais informações que poderão ajudá-la a analisar com clareza e então decidir o que fazer com base em informações concretas.

Crie uma atitude de aceitação - Quando a mudança for inevitável, procure criar uma atitude de aceitação, algo muito diferente de conformismo, pois aceitar neste caso é procurar fazer da melhor forma possível enquanto que o conformismo é desestimulante e desmotivador para qualquer pessoa.

Busque ver o lado positivo da mudança - Ficar reclamando, não ajudará muito neste caso, portanto, procure identificar algo bom na nova fase, caso não consiga fazer isso, seja criativo e encontre um bom motivo para mudar.

Procure se adaptar e aja de maneira construtiva - Quando buscamos nos adaptar e agir de maneira positiva estamos nos permitindo abrir-se a novas possibilidades e novos desafios, o que aumenta também nosso nível de consciência.

Não permita que a mudança tire seu foco - Mesmo que a mudança não te favoreça em um primeiro momento, não deixe que ela desvie o rumo de seus objetivos, se for necessário dê um tempo para que as coisas se acomodem, mas não deixe que isto paralise você e seus sonhos. Tenha paciência, não desanime e continue com o foco no que deseja, e se tiver a oportunidade, incorpore a mudança como uma aliada para a sua realização.

Encare a mudança como um desafio e oportunidade de aprendizado -Quando encaramos a mudança como um desafio, temos maior motivação para superá-la e se associarmos isto ao aprendizado, a vontade em se dedicar aumenta ainda mais, garantindo assim uma atitude positiva e transformadora frente a esta mudança. A habilidade em aceitar, adaptar-se e transformar a mudança em oportunidade é o que te possibilita ter sucesso não somente na carreira, mas também em vários aspectos de sua vida.
www.debatesculturais.com.br

Por: Gisele Meter é psicóloga, pesquisadora, empresária e diretora executiva de recursos humanos. Pós graduanda em gestão estratégica de pessoas. Palestrante, coach, consultora estratégica em gestão de pessoas e gestão da mudança organizacional. Coautora do livro “Consultoria Empresarial – Métodos e Cases dos Campeões”. Embaixadora da Rede Mulher Empreendedora e colunista de carreira do Portal Tempo de Mulher. Idealizadora da metodologia LIFE – Liderança Feminina para atuação e desenvolvimento de Liderança Feminina estratégica no contexto organizacional. Colunista e Articulista. Idealizadora da Revista MulheRH (Revista social). Integrante do MEX/PR – Espaço Mulheres Executivas do Paraná. E-mail: contato@giselemeter.com.br www.giselemeter.com.br

Postar um comentário

0 Comentários