A Rússia acordou tarde demais

Os Estados Unidos hoje é soberano, reina  economicamente falando, tem a maior economia do mundo e a bélica, posição conquistada após a segunda guerra mundial, onde os maiores perdedores foram os países  Europeus que no fim da guerra estavam completamente arrasados e que tiveram a economia recuperado com os empréstimos Norte-americano (plano Marshall).
 
No entanto os Estados Unidos e a URRS tornaram-se as duas grandes maiores potências no mundo a chamada guerra fria, sendo que os EUA  priorizou o expansionismo econômico “entre os países’ aliados, A Globalização de seus produtos em toda parte do globo. No caso da União Soviética  investiram mais em armamentos em detrimento do econômico apesar de também ter conquistado regiões anexando território ao seu, na base da força, claro, não poderia dar certo! Devido aos problemas internos o regime Comunista sucumbiu, caiu em 1989 momento que voltou a ser Rússia até os dias atual, o maior país do mundo em extensão de terra tem dificuldades imensas em tocar suas indústrias,  nos quesitos economia e os problemas sociais enfrentados são parecidos com a do Brasil estão em frangalhos, isso sim. Cachorro que ladra não morde! Já viu essa? Eu já.  

A Rússia hoje tenta se reerguer economicamente mais sente a influência Americana nas suas fronteiras e sabe que perdeu, só resta se mexer para dizer estamos vivos, eu existo quem vai nos escutar? Mas todos  ou quase todos estão nas “mãos dos Americanos”. Há tá, vamos ver o desenrolar dessa história que promete e quase tudo pode acontecer ainda, menos guerra,  não acreditamos nisso o país do Oriente não tem bala na agulha para tanto, imaginamos! Um acordo talvez que seja de bom agrado para ambos os lados. E veremos Putin e o mundo sorrindo novamente e em paz por mais alguns poucos anos, esperamos.

Por: Iram de Oliveira, Geógrafo 

Postar um comentário

0 Comentários