Trabalho, produção e saúde

Já se foi o tempo em que a manutenção da saúde no ambiente do trabalho era possuir um consultório, ou melhor, um ambulatório para emergências na empresa. A figura da enfermeira com o dedo nos lábios pedindo silêncio ainda persiste nestes locais, que são úteis, mas configuram, penas, um detalhe em meio a tantas outras ações, que, preventivamente, podem ser desenvolvidas pela instituição.
 Por: João Oliveira
Ocorre que, sempre que se fala em implementar alguma intervenção na empresa, alguém do setor financeiro apresenta uma planilha de custos que inviabiliza a ação, antes mesmo do término da apresentação. Por isso, é bom estar munido de boas argumentações de como a produtividade, resultado de uma boa saúde e disposição física, pode gerar lucros financeiros. Este é o único argumento que a gestão não consegue fazer nenhuma objeção.
Dicas para melhorar a saúde e o bem-estar de todos em uma instituição:

01) Iluminação: Uma boa iluminação melhora muito o ambiente de trabalho. Além de evitar posturas erradas (as pessoas se curvam muito para se aproximar e ler documentos impressos), como, também, no aspecto psicológico. Um local claro é bem mais saudável para nossa estrutura psicológica.

02) Alimentação saudável: Tendo cantina ou refeitório na instituição é de bom tom que campanhas ensinando como se alimentar corretamente sejam feitas regularmente. Caso a empresa tenha sua própria cozinha, será papel do nutricionista manter um cardápio equilibrado para o corpo laboral.

03) Diminuição de ruídos: Janelas fechadas podem diminuir o ruído externo. No entanto, o interno é o que mais preocupa, por ser contínuo. Aparelhos antigos se ar condicionado e os “coolers” (ventoinhas) são os principais condutores de ruído, que podem causar dano à saúde humana. Um simples investimento na troca de coolers” pode fazer uma grande diferença ma produtividade.

04) Alternância de turnos: Uma grande estratégia para evitar estresse nos horários de deslocamento. Nem todos precisam estar no ambiente de trabalho ao mesmo tempo. As empresas que estão conseguindo mudar a rotina dos horários de permanência dentro da instituição já conseguem perceber aumento de produtividade. São Paulo saiu na frente e, um grande banco, já estruturou quatro turnos para seus funcionários. O resultado está sendo melhor que o esperado em vários aspectos.


05) Comunicação assertiva: Item imprescindível em qualquer ambiente, onde exista relação humana. Para que se alcance um bom nível de comunicação assertiva no ambiente de trabalho é necessário um esforço de treinamento contínuo. O departamento de RH tem papel fundamental nisto.

06) Ginástica laboral: Quando bem ministradas por fisioterapeutas ou profissionais de Educação Física podem obter resultados fantásticos, principalmente, as recheadas com dicas ergonômicas de como melhorar a postura do corpo ou posição dos monitores. Apenas alguns minutos por dia são suficientes para fazer surgir uma maior capacidade produtiva sem a necessidade de deslocamento no local de trabalho.

07) Comissão de apoio: Formar uma comissão de apoio permanente para auxiliar colegas de trabalho, que passam por alguma situação difícil, é uma estratégia muito eficiente. Isto transmite uma sensação de segurança a todos, pois sabem que podem contar com algumas pessoas, caso algo possa ocorrer. Estas comissões são, geralmente, elegíveis para períodos pré-determinados.

08) Sofá da soneca: Ter um local onde as pessoas possam relaxar após o almoço, por alguns minutos, e, até quem sabe, tirar uma boa soneca, também é uma ação que eleva o status de saúde. Já está provado o quanto é salutar esta prática.

09) Incentivo ao lazer: Não é uma ação que irá gerar custos. Apenas alguém deve fazer uma seleção de indicações do que pode ser feito no tempo livre. Um cartaz de sugestões no mural, renovado todas as semanas, poderá ofertar possibilidades de diversão a pessoas que não sabem onde encontrar. Claro que se deve dar prioridade às de menor ou nenhum custo.

10) Trabalhe a autoestima: A valorização do ser humano é o ponto chave para a manutenção de um corpo laboral saudável produtivo. Saber manter uma elevada autoestima entre os colaboradores de uma empresa pode fazer toda a diferença entre o sucesso e o fracasso no mercado. O setor de RH nem implantado e com liberdade de ação é a chave para se conseguir elencar alterações positivas e contínuas no status quo.
Provavelmente, algumas dessas dicas podem ser facilmente agregadas às já existentes e outras, com certeza, já são prática normal em algumas instituições. O bom é não deixar o tema no esquecimento para que todos, em algum momento, possam desfrutar de um excelente ambiente de trabalho.

Por: João Oliveira é psicólogo (CRP 05-32031) e professor universitário com mestrado em Cognição e Linguagem pela UENF-RJ, também tem formação em Publicidade e é diretor de Cursos do ISEC – Instituto de Psicologia Ser e Crescer com sede no Rio de Janeiro. – E-mail para correspondência: oliveirapsi@gmail.com . Autor do Livro: “Saiba Quem Está á Sua Frente” pela WAK-Editora.

Postar um comentário

0 Comentários