Já se foi o tempo em que a manutenção da saúde no ambiente do
trabalho era possuir um consultório, ou melhor, um ambulatório para
emergências na empresa. A figura da enfermeira com o dedo nos lábios
pedindo silêncio ainda persiste nestes locais, que são úteis, mas
configuram, penas, um detalhe em meio a tantas outras ações, que,
preventivamente, podem ser desenvolvidas pela instituição.
Por: João Oliveira
Ocorre que, sempre que se fala em implementar alguma intervenção na
empresa, alguém do setor financeiro apresenta uma planilha de custos que
inviabiliza a ação, antes mesmo do término da apresentação. Por isso, é
bom estar munido de boas argumentações de como a produtividade,
resultado de uma boa saúde e disposição física, pode gerar lucros
financeiros. Este é o único argumento que a gestão não consegue fazer
nenhuma objeção.
Dicas para melhorar a saúde e o bem-estar de todos em uma instituição:
01) Iluminação: Uma boa iluminação melhora muito o
ambiente de trabalho. Além de evitar posturas erradas (as pessoas se
curvam muito para se aproximar e ler documentos impressos), como,
também, no aspecto psicológico. Um local claro é bem mais saudável para
nossa estrutura psicológica.
02) Alimentação saudável: Tendo cantina ou
refeitório na instituição é de bom tom que campanhas ensinando como se
alimentar corretamente sejam feitas regularmente. Caso a empresa tenha
sua própria cozinha, será papel do nutricionista manter um cardápio
equilibrado para o corpo laboral.
03) Diminuição de ruídos: Janelas fechadas podem
diminuir o ruído externo. No entanto, o interno é o que mais preocupa,
por ser contínuo. Aparelhos antigos se ar condicionado e os “coolers”
(ventoinhas) são os principais condutores de ruído, que podem causar
dano à saúde humana. Um simples investimento na troca de coolers” pode
fazer uma grande diferença ma produtividade.
04) Alternância de turnos: Uma grande estratégia
para evitar estresse nos horários de deslocamento. Nem todos precisam
estar no ambiente de trabalho ao mesmo tempo. As empresas que estão
conseguindo mudar a rotina dos horários de permanência dentro da
instituição já conseguem perceber aumento de produtividade. São Paulo
saiu na frente e, um grande banco, já estruturou quatro turnos para seus
funcionários. O resultado está sendo melhor que o esperado em vários
aspectos.
05) Comunicação assertiva: Item imprescindível em
qualquer ambiente, onde exista relação humana. Para que se alcance um
bom nível de comunicação assertiva no ambiente de trabalho é necessário
um esforço de treinamento contínuo. O departamento de RH tem papel
fundamental nisto.
06) Ginástica laboral: Quando bem ministradas por
fisioterapeutas ou profissionais de Educação Física podem obter
resultados fantásticos, principalmente, as recheadas com dicas
ergonômicas de como melhorar a postura do corpo ou posição dos
monitores. Apenas alguns minutos por dia são suficientes para fazer
surgir uma maior capacidade produtiva sem a necessidade de deslocamento
no local de trabalho.
07) Comissão de apoio: Formar uma comissão de apoio
permanente para auxiliar colegas de trabalho, que passam por alguma
situação difícil, é uma estratégia muito eficiente. Isto transmite uma
sensação de segurança a todos, pois sabem que podem contar com algumas
pessoas, caso algo possa ocorrer. Estas comissões são, geralmente,
elegíveis para períodos pré-determinados.
08) Sofá da soneca: Ter um local onde as pessoas
possam relaxar após o almoço, por alguns minutos, e, até quem sabe,
tirar uma boa soneca, também é uma ação que eleva o status de saúde. Já
está provado o quanto é salutar esta prática.
09) Incentivo ao lazer: Não é uma ação que irá gerar
custos. Apenas alguém deve fazer uma seleção de indicações do que pode
ser feito no tempo livre. Um cartaz de sugestões no mural, renovado
todas as semanas, poderá ofertar possibilidades de diversão a pessoas
que não sabem onde encontrar. Claro que se deve dar prioridade às de
menor ou nenhum custo.
10) Trabalhe a autoestima: A
valorização do ser humano é o ponto chave para a manutenção de um corpo
laboral saudável produtivo. Saber manter uma elevada autoestima entre os
colaboradores de uma empresa pode fazer toda a diferença entre o
sucesso e o fracasso no mercado. O setor de RH nem implantado e com
liberdade de ação é a chave para se conseguir elencar alterações
positivas e contínuas no status quo.
Provavelmente, algumas dessas dicas podem ser facilmente agregadas às
já existentes e outras, com certeza, já são prática normal em algumas
instituições. O bom é não deixar o tema no esquecimento para que todos,
em algum momento, possam desfrutar de um excelente ambiente de trabalho.
Por: João Oliveira é psicólogo (CRP 05-32031) e professor universitário com mestrado em Cognição e Linguagem pela UENF-RJ, também tem formação em Publicidade e é diretor de Cursos do ISEC – Instituto de Psicologia Ser e Crescer com sede no Rio de Janeiro. – E-mail para correspondência: oliveirapsi@gmail.com . Autor do Livro: “Saiba Quem Está á Sua Frente” pela WAK-Editora.
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