Eliseu Ventania um cancioneiro que a vi seu canto

Chegamos na terra de Santa Luzia  em 1977 coincidentemente ano da morte do rei do rock Elvis Presley que não vem ao caso agora. O fato é que nossos pais escolheram como morada uma humilde casa de aluguel na Avenida  Alberto Maranhão B: Bom Jardim, veja só próximo da casa do famoso Eliseu Ventania que Eu o escriba particularmente então com 12 anos de idade (bobão como sempre fui) não tinha ideia do que representava o violeiro para a música regional naquela época, mais pelo fato de meu pai ouvir muito pelo rádio “ABC” as canções dele e de Paulo Sérgio, Tim Maia, Jerry Adriano, José Ribeiro, Genival Santos etc. ficava no subconsciente a ideia de que os artistas moravam longe, nunca de forma alguma pensaria que um homem já feito com músicas gravadas  iria está logo pertinho do nosso reduto familiar.

Pois bem, certa vez meu pai falou “Eliseu Ventania mora bem ai”! Escutei aquelas palavras e fiquei surpreso, no dia seguinte fui eu constatar a veracidade dos fatos e vi da calçada do vizinho Eliseu e seu filho montarem numa bicicleta e saírem os dois juntos pedalando com destino ao centro da cidade de Mossoró;  ao chegar em casa ainda em dúvida com relação aquela visão  conferi com minha tia que era nossa vizinha também do outro lado do beco no chapelão LP, confirmado pensei é ele mesmo!

Para finalizar, em outras oportunidades conferi a presença no mesmo lugar de outros artistas Brega bem conhecidos como o homem que “queria quebrar a mesa se seu amor não chegar”!  Carlos André e Bartô Galeno que faz sucesso até hoje com a música “no toca fita do meu carro”, era tanta coisa acontecendo nesse sentido musical que um dia perguntei  inocentemente “mãe quando é que Roberto Carlos aquele cantou que canta “debaixo dos caracóis dos seus cabelos...”  vem  na casa de Eliseu Ventania?  Mãe respondeu, “filho Roberto não vem não ele é o rei da música muito famoso e mora  longe no Rio de Janeiro num lugar bem distante de nós”, há Eliseu também é rei das canções ora essa, pensei.

OBS: Estação das Artes Elizeu Ventania em Mossoró  é um prédio em que acontecem a maioria das festas e eventos da cidade de Mossoró, no estado do Rio Grande do Norte. Também é parte do chamado "Corredor da Cultura de Mossoró", que envolve as atrações da Avenida Rio Branco, no Centro da cidade o nome do prédio é em homenagem a Elizeu, falecido em 1997, que foi e continua sendo considerado por todos que gostam do gosto musical da região Nordeste um importante compositor e violeiro do Rio Grande do Norte.


Por: Iram de Oliveira, Geógrafo     

Postar um comentário

0 Comentários