Princípios ético e moral

A ética é uma daquelas coisas que todo mundo sabe, mais que não são fáceis de explicar quando alguém pergunta (Álvaro Valls)
          Por: Iram de Oliveira
Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.

A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é umaciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos. 

Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética. Num país, por exemplo, sacrificar animais para pesquisa científica pode ser ético. Em outro país, esta atitude pode desrespeitar os princípios éticos estabelecidos.

A moral tem como idéia e valor central o conceito de bem, que pode ser entendido como tudo aquilo que promove e desenvolve o ser humano. A partir dessa idéia central é são retirados princípios e diretrizes até se chegar às regras morais, que influenciam o comportamento e a mentalidade humana.

Moral natural: não é criação humana e advém do conceito de bem preexistente a qualquer idéia de tempo e local. Não se refere a determinado povo ou localidade, mas sim a toda a raça humana de forma genérica, é uma concepção retirada da própria natureza.

Moral social: conjunto de princípios e critérios que orientam a vida social de um povo, em uma determinada época e local. Vale dizer que esse moral não é fruto de uma consciência individual, mas de acordo com valores eleitos por uma sociedade.

Quando se trata da relação entre ética e política não há respostas fáceis. Há mesmo quem considere que esta é uma falsa questão, em outras palavras, que ética e política são como a água e o vinho: não se misturam. Quem pensa assim, adota uma postura que nega qualquer vínculo da política com a moral: os fins justificam os meios.
O ‘realismo político’, ou seja, a busca de resultados a qualquer preço, subtrai os atos políticos à qualquer avaliação moral, entendendo esta como restrita à vida privada, dissociando o indivíduo do coletivo.

Ver alguma semelhança com a política de nosso país? Nenhuma. Com relação aos políticos Brasileiros não podemos comparar nem com ética ou moral, no nosso ponto de vista são verdadeiramente uma boa parte deles (políticos) salafrários, aproveitadores, surrupiadores, abusados, sangue suga, que legisla em causa própria se aproveitando de certas ocasiões e na calada da noite, quando a população descansa de um dia de trabalho honesto eles ficam tramando algo a seu bem querer ex:   aumenta seus próprios salários, impostos para o povo pagar enquanto ficam (políticos) isentos, são mais conhecido pelo mundo moderno nos países sérios como políticos corruptos, maquiavélicos.

Por: Iram de Oliveira, Geógrafo com informação de wikipédia

Postar um comentário

0 Comentários