Brasil melhorado

Resultado de imagem para homem do campo fotosUltimamente o Brasil está melhor economicamente falando  só não ver quem não quer, é claro, com ressalvas. 
    (por: Iram de Oliveira)


Que diga meu velho pai João Neres hoje com 77 anos que trabalhou no campo durante quase 30 anos e saiu com a mão na frente e outra atrás sem direito a reclamar, a quem? segundo ele, naquele tempo (Era de 1940-70/80) “não existia quase nada era muita fome e miséria lembra, o sujeito trabalhava nas terras alheias e tudo que se plantava na colheita era de meia”, no caso, o patrão fornecia o alimento do barracão do próprio dono da fazenda e o trabalhador "pobre coitado" dificilmente teria saldo no final do mês e se por acaso tivesse alguma sobra em dinheiro em alguns casos naquele período "tosco" sem lei que amparasse os de baixos a solução era que deixasse tudo pra lá por que se cobrasse  do patrão alguma coisa que ele se sentisse ofendido, o camarada poderia até amanhecer com a boca cheia de formiga...


No entanto ascendeu umas luzes de esperança com o plano cruzado, cruzado II com Sarney na presidência, seguiu no período Fernando Collor mais   o homem tinha um esquema de corrupção com PC Farias como todos sabem derrubou do cargo maior do país, Itamar Franco como vice-presidente assumiu mesmo sendo chamado de lento com relação a sua fala mansa e de tomada de decisões das mais demoradas conseguiu com FHC no comando do Ministério da Fazenda emplacarem o plano Real que no início foi especular sendo que, a esperança renascia de novo ainda mais viva ao ponto do brasileiro eleger FHC para presidente em duas oportunidades embora, findando seu último mandato com acusações de corrupção e uma crise econômica como hoje jamais vista mais, o seu governo no geral foi importante para os Brasileiros enfim.


A esperança venceu o medo, dizia os Ptistas com a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva,: Lula Governou o país de 2003 á 2010 e deu certo enquanto durou; o ex-metalúrgico, semianalfabeto  continuou com a política econômica idêntica ao governo anterior fortalecendo alguns pontos  basicamente com o Bolsa família, aumento real no salário mínimo do trabalhador, banalizou empréstimos a juros baixos  etc. a coisa parecia que iria pra frente mesmo. Em 2010 Dilma foi eleita com o aval de seu anfitrião Lula que no seu primeiro mandato fez o “feijão com arroz” mais no segundo deu no que deu, alguns falam  que faltou ajustes adequada em momentos oportunos na economia com também a busca de mercados e aliança com países menos promissor tipo os Brics e ainda a queda nos preços das commodities no mercado Internacional, depois disso não sabemos ao certo como vai terminar o seu mandato se é que chegaremos até  2018 sã e salvos. Veremos.

Por: Iram de Oliveira, Geógrafo    

Postar um comentário

0 Comentários