Salário mínimo do mínimo no Brasil



Resultado de imagem para trabalhador brasileiro fotosPara chegar ao salário mínimo vamos abordar primeiramente a questão agrária.


Já sabemos que o Brasil até em torno 1930 era um país ruralista basicamente com cerca de 80% da população vivendo na zona rural.


Pois bem, com a ascensão de Getúlio Vargas ao poder que andou prometendo ao povo a realização da reforma agrária que era muito alvejada por todos  que viviam da terra na época assim, se pensava que o Brasil iria dá certo, mais os grandes proprietários de terras não aceitaram a possível divisão de terras com os pobres.


No entanto, o país começou e sua industrialização de fato no governo de Vargas sendo que, no período da II guerra mundial em alguns anos chegou a crescer 7%, 8% ao ano,  com isso iniciou o chamado êxodo rural Nacional em que é o povo saindo do campo para morar nas cidades a procura de  uma vida melhor.


João Goulart assumiu a presidência em 1961-64 depois que Jango pressionado renunciou ao cargo maior do país, em Comício da Central, ou Comício das Reformas que foi realizado no dia 13 de março de 1964 na cidade do Rio de Janeiro, na Praça da República, situada em frente à Estação da Central do Brasil. Cerca de 150 mil pessoas ali se reuniram sob a proteção de tropas do I Exército, unidades da Marinha e Polícia, para ouvir a palavra do Presidente da República, João Goulart, e do governador do Rio Grande do Sul Leonel Brizola. As bandeiras vermelhas que pediam a legalização do Partido Comunista Brasileiro e as faixas que exigiam a reforma agrária foram vistas pela televisão, causando arrepios nos meios conservadores. O ousado projeto de fazer a Reforma Agrária foi duramente sustado com o golpe Militar de 1964 que era apoiado pelos ricos latifundiários e industriais do país.

O Luiz Inácio da Silva antes de ser presidente prometia realizar a Reforma para o homem do campo dando a quem precisa o seu pedaço de chão para plantar, mas ficou também na promessa, os ricos de novo venceram.


E, agora consideramos que ficou muito mais difícil  e complicado, por que quem é que vai tomar terras das multinacionais do agronegócio? Ex: Monsanto, Canavialis, Coonagro, Kersys, Grupo Santana, Agrícola etc.


Diante de tudo isso, a nação brasileira principalmente o sertanejo continuam batendo em retirada com a falta de boas pespectiva de melhora, literalmente “inchando” as  grandes cidades que geralmente vão morar em favelas e morros sendo que, a leia da oferta e da procura nesse caso em questão além de outros problemas que não vem ao caso agora, com a mão de obra em excesso faz a derrubada dos salários dos trabalhadores no Brasil ser um dos mais baixos entre os países dos Brics. É isso.

Por: Iram de Oliveira, Geógrafo/pesquisa Wikipédia    

Postar um comentário

0 Comentários