Libéria: negros escravizam negros

Resultado de imagem para presidente da liberia fotos
Libéria é um país situado ao Oeste do continente Africano com quase 4 milhões de habitantes.

Numa breve síntese da história liberiana nesse espaço que é de todos; seria algo que eu particularmente não imaginaria que ocorresse mais infelizmente a história é verídica.

Pois bem, em meados do século XIX quando os ex-escravos voltavam da América do Norte  para   suas origens, escravizaram  os seus ou seja, negros aprisionaram os negros que ficaram “guardando” suas terras, moral da história quer saber quem o sujeito der poder.

Mais a farra dos negros “poderosos” não dura muito, mais tarde, no período de reinado os negros em geral se tornaram de novo dominados pela casa grande da Libéria até que, em 1980, rebeldes conseguiram entrar no palácio e mataram o rei, familiares e os guardas palacianos.

No entanto, as sucessivas mudanças de governo, num período em que o país  entra em guerra civil, recessão, fome, miséria de seu povo perdura por um certo tempo sendo que, o país fica ingovernável, insustentável, a turbulência dura até 2003.

De fato, o país sofrera baixa deixando sequelas irreparáveis pela guerra civil principalmente do lado dos mais “fracos” as mulheres por exemplo: foram as que ficaram marcadas pelos senhores estupradores policiais de então.

Mais graças a deus como o mundo dá voltas, atualmente a Libéria é presidida por Lionel Healing(foto) assim como o Brasil por uma mulher.  É isso.

Por: Iram de Oliveira, Geógrafo       

Postar um comentário

0 Comentários