Ser justo ou injusto...

Resultado de imagem para o justo fotos
Iram de Oliveira Veja bem se fizéssemos uma enquete aqui, se é certo o Homem justo ou o homem injusto, certamente que todos responderia  a primeira opção seria o correto né mesmo?  Então podemos pensar um pouco a esse respeito. Entendemos que o Homem injusto sempre leva vantagem em relação ao justo concordam?  No primeiro caso o sujeito não é obediente as leis no entanto, torna-se o indivíduo sem limites enquanto que, o justo e obediente a lei, até certo ponto faz dele um ser limitado. Aceitamos sugestões. Vamos entrar,  no mérito da questão.
                  
Baseado no diálogo de dois filósofos da antiga Grécia, Sócrates com trasímaco. vamos tirar nossar conclusões a esse respeito. Sendo, um ser limitado, o justo obedece e o homem injusto tende a mandar, governa etc. essa é a sensação que temos. Questões de justo e justiça, de injusto e injustiça, que desconheceres serem a justiça e o justo um bem alheio, que na realidade consiste na vantagem do mais forte e de quem governa, e que é próprio de quem obedece e serve ter prejuízo: enquanto a injustiça é ao contrário, e é quem manda nos verdadeiros ingênuos e justo e os obedientes (justos) fazem o que é vantajoso para o mais forte e, servindo o tornam-o feliz a ele, mas de modo algum a si mesmos.  E assim, caros colegas, basta reparar que o homem justo em toda parte fica por baixo do injusto. Em primeiro lugar nos consórcios que fazem uns com os outros, quando uma pessoa de uma desta espécie  se associa com uma outra, jamais se verificará por ocasião da dissolução da sociedade, que o justo tenha mais do que o injusto mais sim menos. Em relação á pagamento de impostos o justo sempre paga mais do que o anfitrião, em cima disto ainda, o injusto não se preocupa em criar inimizades com parentes ou com quem seja, ao passo que o homem justo pode contar com o inverso. De tudo isso, se um sujeito já rico ilícitamente, além de se apropriar dos bens dos cidadãos, e fazer deles seus servos (escravos) ale mais, dessa forma, é qualificado de feliz e bem aventurado pelos seus concidadãos e por toda á circundam,  que por ventura souberem que ele cometeu tamanha injustiça, na verdade aqueles que criticam a injustiça desta feita calam-se, não por recearem praticá-la mais por temerem sofrê-la, as conseqüências. Assim a injustiça quando chega a um certo ponto, é mais forte e mais despótica do que a justiça e, como dizíamos a principio, a vantagem do mais forte é a justiça, ao passo que á injustiça é qualquer coisa de útil a uma pessoa e de vantajoso. Vamos virar á página.
          
  É bem verdade que qualquer uma das artes (profissão) proporciona uma certa valorização (pagamento, salário, lucro) muito comum na: medicina, nos profissionais da saúde, o pedreiro, professor etc. trabalhar de graça é que não podemos. Evidentemente que nenhuma profissão (arte) nem governo faz o que é útil a si mesmo (supostamente) todos nós sabemos que também não é bem assim, mas, siga os bons. Há muito proporciona á governar para o povo, pois tem por alvo á conveniência deste que é o mais fraco, e não o mais forte por isso é que digo, que jamais ninguém quer tratar, servir a alguém sem antes ter um salário, concordam?  Só um lembrete, os nossos governantes são injustos? Evidente que sim, mas, quem o elegeu também foram homens justos não foi? Acredito que sim, é justo os parlamentares aumentarem seus próprios salários, estender esse  aumento salarial para ministros, presidente e também assembléias câmaras de vereadores prefeitos e tal, em mais 100% enquanto que dos trabalhadores. dos Mais fracos apenas 5,7% no ano. Então dói. poderia portanto, haver uma separação justos, injustos. Pergunta. O homem justo pode ficar ruim de uma hora para outra por um motivo qualquer ou vice-versa? Pode. Agora, vamos precisar de um juiz para responder tal questão.

Para finalizar, concordamos perfeitamente, que o justo é virtude e sabedoria, moral. E a injustiça, maldade, vício, força, e ignorância. Entendemos, que a injustiça produz nuns e noutros as revoltas, os ódios, as contendas, ao passo que a justiça gera a concórdia e a amizade não é assim? Então se um sujeito injusto, que se acha perfeito na sua forma de viver, for pego pela polícia em alguns de seus atos ilícitos e consequentemente, por ventura, for condenado pela justiça dos homens, em nada poderá repará-lo, a não ser pagar por seu crime cometido (cadeia nele) depois de imaginar uma pessoa desta, coloquemos agora mentalmente para não contaminar, porquê maldade pega, junto dele um homem justo, simples, humilde, generoso e bom, com todas essas qualidades nessa hora vale? tranquilamente o homem justo. Entenda que no nosso comentário citamos apenas a palavra homem mais também equivale para as mulheres.   

Por: Iram de Oliveira, Geógrafo     

Postar um comentário

0 Comentários