Josivan Barbosa denuncia que reitor da UFERSA se encontra em situação irregular

Resultado de imagem para josivan barbosa fotosO ex-reitor da Ufersa, Josivan Barbosa, denuncia que o atual reitor da instituição, professor José Arimateia está ocupando o cargo de forma irregular. Veja o artigo encaminhado ao jornalista Heitor Gregório:

“Prezado Heitor:

Como leitor assíduo do seu blog gostaria de alertar para a situação da nomeação do reitor da nossa UFERSA – Universidade Federal Rural do Semiárido.

O prazo que o MEC tinha para nomear e empossar o atual reitor expirou no último dia 5 de agosto. Como não o fez dentro do prazo legal, o ministro de forma unilateral, sem consultar a comunidade acadêmica, resolveu nomear o atual reitor como reitor pro tempore, sem emitir qualquer documento legal aprovando ou desaprovando o trâmite da lista tríplice enviada para o MEC 90 dias (prazo legal) antes do prazo do término do mandato.

O atual reitor, apesar de reeleito para o segundo mandato, não reunia as condições de mérito para ser escolhido reitor pro tempore, pois o óbvio e democrático seria a escolha do docente titular mais antigo na instituição. Além disso, não havia motivo legal para a nomeação de um reitor pro tempore, pois a situação não reuniu os motivos legais que explique tal nomeação.

A falta de transparência do atual gestor é por demais absurda. Em nenhum momento convocou o Conselho Universitário para informar sobre o parecer da Procuradoria Jurídica da SESu- MEC sobre a legalidade da Lista Tríplice organizada pelo Conselho Universitário.

Ao invés disso e sempre refratário à transparência junto à comunidade acadêmica, o professor e atual reitor pro tempore preferiu esconder qualquer documento legal que possivelmente tenha sido emitido pelo MEC para a UFERSA.

Como não vi nenhum órgão de imprensa do RN tratar desse assunto e conhecendo o seu perfil profissional, acredito que seria por demais válido o seu conhecimento sobre o assunto.

Gostaria, também, de informar que a situação de gestão da instituição passa a partir de agora por indefinição haja vista que o atual gestor como o mandato de reitor pro tempore não poderia assumir um terceiro mandato.

Atenciosamente
Prof. Josivan Barbosa
Diretor/Reitor da ESAM/UFERSA 2004-12”

Postar um comentário

0 Comentários