Envelhecer bem

Resultado de imagem para idosos feliz fotosEntendo que envelhecer bem também é uma arte

Entendo que envelhecer bem, com saúde física e principalmente mental, é, além de grande ventura, uma arte, que nos convém cultivar desde cedo. Manda a prudência que construamos vasta rede de afetos ao nosso redor que nos serão úteis quando as forças minguarem e precisarmos de todo o carinho e compreensão possíveis. Mas que estes nos sejam ofertados não por eventual obrigação, mas por genuíno afeto, por profundo amor.
E este é cultivável, sem dúvida. Devemos planejar a velhice de sorte a sermos os mais auto-suficientes possíveis. Não por questão somente de orgulho, mas por razões puramente práticas. Isso é possível? Não sei. Presumo que sim, baseado em exemplos que conheço.
Há pessoas em idades bem avançadas que se bastam em todos os sentidos. Quando amparadas, o são por afeto e desvelo de parentes e amigos e nunca por premente necessidade ou por cumprimento de obrigações.
Claro que trato, apenas, de casos digamos “normais”, que não envolvam doenças ou lares desagregados e destruídos pelas mais diversas razões.
*Pedro J. Bondaczuk é jornalista e escritor, autor dos livros “Por uma nova utopia”“Cronos e Narciso” e “O país da luz”.

E-mail: pedrojbk@bestway.com.br

Postar um comentário

0 Comentários