Campanha de Vacinação Antirrábica será prorrogada até o dia 28 de Outubro


Resultado de imagem para vacina antirrabica fotosPrevista inicialmente para se encerrar na próxima segunda-feira (10), a Campanha de Vacinação Antirrábica de Cães e Gatos do RN será prorrogada até o dia 28 deste mês.  A Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap) quer assegurar a quebra da cadeia epidemiológica da doença no Estado.

De acordo com , em 2015 foram registrados 5 casos de raiva canina e em 2016 foram 11 morcegos positivos.  O último caso de raiva humana ocorreu no RN em 2010, mas há, anualmente, em média 27 casos de raiva animal diagnosticados laboratorialmente.

No ano passado o registro de casos de raiva animal foi superior à média anual e foi o maior dos últimos cinco anos, com 39 animais diagnosticados positivo para raiva, sendo cinco cães. O número de casos de raiva canina chama atenção da Vigilância da raiva, pois, de 2005 a 2015, esse foi o ano com maior registro de raiva em cães no estado. Além disso, a variante viral identificada em quatro desses cães foi proveniente de raposa, comprovando a inter-relação entre animais de estimação e silvestres.

O caso de raiva humana de 2010 do RN teve como animal transmissor um morcego. Historicamente, no Rio Grande do Norte, os quirópteros são os animais mais acometidos por raiva, correspondendo a 52,82% dos casos diagnosticados entre todas as espécies encaminhadas para exame laboratorial de raiva. Este ano, dos 14 casos diagnosticados laboratorialmente no RN, 10 ocorreram em morcegos.


Postar um comentário

0 Comentários