Valorização do Professor

Resultado de imagem para professor fotosÉ preciso valorizar e dar condições aos professores

Enquanto a tecnologia teve avanços rapidíssimos e até miraculosos nos últimos anos, o sistema educacional estagnou e não acompanhou esse progresso. Entendo, todavia, que essa estagnação não pode, jamais, ser atribuída ao professor. Ela é fruto de políticas equivocadas de governos em suas várias instâncias. John Naisbit ressalta, na página trinta e um do seu livro “Megatendências”“Torna-se cada vez mais evidente que os graduados nos colégios, e mesmo nas universidades, não conseguem escrever um inglês aceitável, ou mesmo trabalhar com simples aritmética. Pela primeira vez na história americana, a geração de jovens que chega à idade adulta tem menos capacidade que seus pais”.
Se nos Estados Unidos e na Europa o quadro é esse, o que dizer do Brasil, onde, além de tudo, os educadores são sobrecarregados de serviços, em virtude de salários humilhantes, e sequer encontram tempo para preparar aulas decentes, quanto mais para passar por indispensáveis e periódicas reciclagens didáticas?!
Se as coisas já são ruins, seriam muitíssimo piores sem a abnegação e a competência dos professores que têm que ser valorizados e devidamente remunerados. Afinal, a opção à ineficácia da educação é o caos, ou seja, a catástrofe.
*Pedro J. Bondaczuk é jornalista e escritor, autor dos livros “Por uma nova utopia”“Cronos e Narciso” e “O país da luz”.

E-mail: pedrojbk@bestway.com.br

Postar um comentário

0 Comentários