Economia brasileira em 2017

Resultado de imagem para ministro do planejamento de temer fotos
Otimismo então...

Segundo o ministro do Planejamento o governo continuará cortando gastos com medidas como a da auditoria do auxílio-doença. A análise dos casos mostrou que 80% das pessoas que vinham recebendo esse benefício há mais de dois anos não estavam mais doentes. Será reeditada uma Medida Provisória para continuar a fazer as perícias neste programa social.
Ontem também o governo anunciou que extinguiu 4.689 cargos, 10% a mais do que a meta pretendida. Haverá ainda uma mudança nas compras governamentais em que primeiro se discutirá o preço, para que haja mais concorrência entre os possíveis fornecedores.
Tudo isso ajuda a melhorar o ambiente e as expectativas, mas a mudança do quadro econômico será lenta segundo a maioria das previsões dos economistas. Mesmo assim, o ministro, na entrevista que me concedeu na GloboNews, mostrou otimismo.
— Acho que 2017 será um ano de continuidade desse processo de ajustamento da economia. Nós vamos continuar apostando em ações na direção de melhorar a eficiência, criar condições para o crescimento. Haverá novas medidas. Vamos continuar com esse foco de melhorar a produtividade da economia. As condições macroeconômicas hoje são bastante melhores do que no início do ano e no início do novo governo. Já tem uma inflação baixa. As perspectivas para o lado externo estão completamente equilibradas, não temos nenhum risco do lado externo. Há já um início de um processo de flexibilização da política monetária. A nossa previsão oficial é de crescimento de 1% do PIB. Temos um ano inteiro para trabalhar.
Inflação menor, juros em queda e o governo tentando aumentar a eficiência econômica podem ter efeitos positivos na economia, porém a mudança no mercado de trabalho acontecerá, na melhor das hipóteses, no final do ano que vem e não será uma reversão rápida.
Na agricultura haverá mais criação de emprego durante 2017, porque o agronegócio terá um bom ano.
IR: Eu que pergunto, será? 
Do: Conversaafiada PHA

Postar um comentário

0 Comentários