Festa de Santa Luzia 2016 em Mossoró começa hoje


Resultado de imagem para festa de santa luzia em mossoró fotos“Do Martírio de Luzia a uma Igreja em Missão”. Este é o tema da edição 2016 da tradicional Festa de Santa Luzia. A programação sociorreligiosa alusiva à padroeira da cidade inicia neste sábado, 3, e segue até o dia 13 de dezembro, data em que se comemora o dia de homenagem à santa.

A programação da Festa de Santa Luzia 2016 começa cedo, às 5h, com o Abraço a Cidade. A carreata sai da capela de Santa Luzia, na Ilha de Santa Luzia, e percorre as principais ruas e capelas da cidade, anunciando o início da festa da padroeira de Mossoró. Já a abertura oficial dos festejos será às 19h, no adro da catedral de Santa Luzia. Na oportunidade, haverá a missa festiva presidida pelo bispo dom Mariano Manzana. Logo após a celebração, os fiéis poderão prestigiar o Encontro de Bandas Sinfônicas, projeto desenvolvido pelo Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (SESC/RN).

No período de 4 a 12 de dezembro, serão celebrados o novenário, missas e atividades religiosas. As missas serão realizadas às 6h e ao meio-dia. Já as novenas ocorrerão sempre às 19h30, na catedral de Santa Luzia. “Sempre antes das novenas, haverá um momento de convivência fraterna, com shows religiosos na lateral da catedral e barracas com comidas”, destaca a organização da festa, informando que essas atividades iniciam sempre às 17h30.

Durante a programação da festa, ainda haverá momentos de adoração ao Santíssimo Sacramento e confissões, sempre no horário das 7h às 11h.

Todas as noites, após a novena, é realizada a programação social da Festa de Santa Luzia. Primeiramente, há a apresentação do Oratório de Santa Luzia e, em seguida, terá a apresentação de shows com artistas da terra na Avenida Dix-sept Rosado. Haverá apresentação no palco da Festa de Santa Luzia dos artistas David Almeida, Aline Reis, Giannini, Gaby Viégas, Elizabeth Freitas, Anderson Lima, Dayanne Nunes, Symara Tâmara, André Luvi, Renata Falcão, Felipe Grilo, Ewerton Linhares, entre outros.

O encerramento da Festa de Santa Luzia será no dia 13 de dezembro, com a tradicional procissão de Santa Luzia, uma das maiores manifestações religiosas do estado e hoje considerada patrimônio cultural, imaterial e histórico do Rio Grande do Norte.

Festejos sociorreligiosos terão programação esportiva

Neste ano, a Festa de Santa Luzia terá várias novidades sociais e esportivas que incrementarão as atrações dos festejos.

Uma das novidades é Patinada com Santa Luzia. A atividade será realizada neste domingo, 4, a partir das 16h. A concentração será na Praça Vigário Antônio Joaquim, que fica em frente à catedral de Santa Luzia.

Também dentro das programações esportivas e sociais será realizada a quarta edição da Cavalgada de Santa Luzia. A atividade também será realizada neste domingo, às 7h, na saída da igreja de São Pedro, no conjunto Liberdade I.

No dia 10 de dezembro, ocorrerá a VII Pedalada da Luz. A concentração será às 15h, na praça da catedral de Santa Luzia. No dia seguinte, terá a 6.ª edição da Moto Romaria da Luz, que sai às 7h, em frente à catedral de Santa Luzia, e percorrerá as cidades de Upanema, Campo Grande, Caraúbas, Governador Dix-sept Rosado e Mossoró, retornando à catedral de Santa Luzia.

Com informação da assessoria de imprensa da paróquia de Santa Luzia

Postar um comentário

0 Comentários