DEPUTADO DO RN REFORÇA PEDIDO PARA AMPLIAÇÃO DOS LEITOS DE UTI DO HOSPITAL TARCÍSIO MAIA


Resultado de imagem para DEPUTADO SOUZA FOTOSA necessidade de ampliação dos leitos de UTI do Hospital Regional Tarcísio Vasconcelos Maia, em Mossoró, foi tema do pronunciamento feito pelo deputado estadual Souza (PHS) na manhã desta terça-feira (30), na Assembleia Legislativa. O alerta do deputado pautou também uma audiência pública que aconteceu em Mossoró na sexta-feira da semana passada (26).

“Desde que foi inaugurado, o Hospital Tarcísio Maia dispõe de nove leitos de UTI’s. Passados 31 anos e com o aumento populacional, da insegurança, do número de acidentes de trânsito e o surgimento de novas patologias, há de se convir que é emergencial a ampliação dos leitos daquele hospital regional”, disse.

De acordo com o deputado o equipamento de saúde atende mais de 60 municípios potiguares e uma população de cerca de 800 mil pessoas. “Em 2012, o Governo do Estado iniciou uma reforma que foi paralisada e não mais reiniciada. O que de concreto de lá para cá ocorreu foi o gesto da sociedade mossoroense que por inciativa da Maçonaria concluiu os leitos de enfermaria masculina e feminina. Se não fosse isso, as filas nos corredores do Tarcísio Maia perdurariam diuturnamente”, complementou.

O parlamentar destacou os encaminhamentos feitos na audiência. Presente no debate, o secretário estadual de Saúde Pública, George Antunes, informou que serão contratualizados 10 novos leitos SUS no Hospital Wilson Rosado, vinculados ao Hospital Tarcísio Maia e que até setembro a Sesap iniciaria o processo licitatório. De acordo com o pronunciamento do deputado, George Antunes informou também que o estado ampliaria mais 60 leitos de UTI’s, sendo 20 novos leitos em Natal e 10 em Mossoró. Os outros 30 leitos serão divididos entre os municípios de Pau dos Ferros, Caicó e Currais Novos, onde cada cidade receberá 10 leitos de UTI.

Outro resultado da audiência destacado por Souza foram os encaminhamentos para efetivação do Termo de Cooperação Técnica e Financeira entre o município de Mossoró e o Governo do Estado que tenciona proporcionar a realização de cirurgias eletivas (ortopédicas, cardiológicas, neurológicas), nos hospitais de Mossoró na rede conveniada. “Se esse gesto se concretizar teremos a oportunidade de que a nossa população da região não necessite deslocar-se para Natal ou Grande Natal para ter acesso às cirurgias eletivas”, disse.

ALRN

Postar um comentário

0 Comentários