Pular para o conteúdo principal

Patriotismo e corrupção

Resultado de imagem para patriotismo fotosResolvi buscar a origem e significado da palavra “patriotismo”, e o que mais me satisfez foi: “do grego patriotes, que significa “patrício”, que por sua vez se refere àquele que tem atitudes nobres, distintas”. Na antiga Roma, referia-se aos membros da classe nobre.
Completa seu significado, o sentimento de orgulho, amor, e devoção à pátria e aos seus símbolos (bandeira, hino, brasão, riquezas naturais, mitos históricos, patrimônios materiais e imateriais). Tudo isso é razão do amor dos que querem servir ao seu país, e ser solidário com os seus compatriotas.
Usando a conceituação do sociólogo Bauman, digo que essas definições pertencem à modernidade sólida, que no final do século XX transfigurou-se para a modernidade líquida – a de nossos dias – na qual tais conceitos vão se liquefazendo, assim como se liquefazem e evaporam valores éticos, morais e espirituais, cedendo lugar ao egoísmo, à ganância, ao individualismo apátrida, ao hedonismo e à autoimagem solitária.
Diante dessa sombria realidade em que estamos vivendo, fiquei questionando para mim mesmo, qual seria a origem da corrupção que assola nosso país. Em busca de respostas, procurei rever nossa história a partir da chegada de Cabral ao sul do atual estado da Bahia, no dia 22 de abril de 1500. Recordei-me de ter estudado que D. Manoel, então rei de Portugal organizou tal expedição com cerca de mil e quatrocentos homens, com o objetivo, ainda hoje questionado, de buscar um novo caminho para as Índias. Ou, objetivamente, para explorar as riquezas naturais das novas terras que já seriam conhecidas pelos portugueses. De qualquer forma, o leitmotiv essencial era a busca de mais riquezas para o império português. Diferentemente dos ingleses que colonizaram o território da América do Norte com os Quakers, aportados em Massachusetts no ano de1620, no navio Mayflower. Para esses, a ocupação do novo território não objetivava retirar suas riquezas para levá-las à Inglaterra, pois de lá haviam saído fugindo das perseguições religiosas. O objetivo que os norteou foi estabelecer ali a sua pátria definitiva; para os portugueses, o novo continente era apenas um território a ser saqueado.
O tempo passou e chegamos ao século XX. Várias gerações de brasileiros foram se sucedendo, e a consciência de uma pátria para se viver cresceu nas mentes e corações dos novos habitantes. Sem dúvida, mazelas persistiam e a ambição de enriquecimento fácil, rápido e sem peias, ainda, e até hoje, germina em muitos. Contudo, as normas de vivência familiar e social de então, traçavam novos e melhores rumos para os que nasciam e cresciam em solo brasileiro. Não se pode esquecer da boa influência dos imigrantes, que trouxeram costumes educacionais europeus, melhor sedimentados e depurados pelos seus milênios de história.
Na escola aprendíamos, além das matérias básicas, música, trabalhos manuais (arte), religião, regras de comportamento social, respeito à hierarquia, moral e cívica. Aprendemos e cantávamos o hino nacional no início das atividades escolares, e nos feriados nacionais, desfilávamos orgulhosamente (no bom sentido!) em paradas pelas ruas de nossas cidades.
Chegam então os anos 60, tumultuados e com mudanças ocorrendo aceleradamente. Veio o período do governo militar e, ao seu final, a natural reação contra quase todos os valores que pudessem recordar a disciplina militar. Tornou-se proibido proibir, e com isso todo o castelo social construído por séculos foi desabando. Perdeu-se a noção de pátria e família, para dar lugar aos interesses individuais, ao hedonismo sem limites, à conquista do sucesso a qualquer preço. Com o debacle dos regimes comunistas, o capitalismo consumista foi devorando espaços e a modernidade líquida tomou conta, desfazendo as relações mais sólidas, fragilizando os elos de ligação e fortalecendo o individualismo. Hoje são comuns os apartamentos construídos para uma só pessoa, empregos duradouros já não interessam, e não mais existe a fidelidade a vínculos estabelecidos, pois o que importa é a busca de melhores rendimentos. Exemplo são os contratos de desportistas, meras formalidades sem forte vínculo do atleta à agremiação. Afinal, nada mais são do que papeis firmados, que a qualquer momento poderão ser rompidos, bastando uma boa compensação financeira. Já não existe fidelidade a religiões, pois elas são trocadas conforme as ofertas de benefícios que outras oferecem, mesmo sendo puro engodo. Irmãos traem irmãos por uma fatia maior do bolo familiar; a fidelidade à pátria não vale mais nada, bem comprovada essa desvinculação pelo simples fato de que quase ninguém sequer sabe cantar o hino nacional. Basta olhar, num estádio de futebol, a expressão de desinteresse dos jogadores, juízes e torcedores, quando se toca o hino de nossa pátria. O mesmo se observa em auditórios de agremiações políticas, culturais e ou científicas. Pouquíssimos conseguem acompanhar este signo essencial à pertença de um país, mesmo sendo projetada sua letra em telões com bandeiras tremulando.
Com esse quadro, entende-se facilmente o tsunami de corrupções descobertas nos últimos meses: que compromisso autoridades, empresários, homens públicos têm para com o Brasil? Dinheiro não tem pátria, lucro não tem residência fixa, ética e moral só servem como figuras de retórica. Promessas e palavras empenhadas são chacotas na boca dos corruptos, corruptores e corrompidos. E, se o exemplo vem do alto, como se pode cobrar da base da pirâmide social, um mínimo de honestidade, correção, compostura e patriotismo? “Abyssus abyssum invocat” (O abismo chama o abismo), alertava Davi no Salmo XLII,8.
*Evaldo D´Assumpção é médico e escritor.
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Partidos fecham os "olhos" para os seus envolvidos com a Lava jato

Apesar da avalanche de acusações levantadas pela Lava-Jato contra políticos, os órgãos internos dos partidos destinados a fiscalizar a postura ética de seus filiados têm tido atuação quase nula. Nos três anos da operação, 98 integrantes do PP, PT, PMDB e PSDB — as quatro siglas com mais implicados — foram citados em delações, mas as legendas fecharam os olhos para praticamente todas as denúncias relatadas.

Temer vai derrubar denúncia na CCJ

Do Portal Hoje em Dia - Coluna Esplanada - Leandro Manzzini O presidente Michel Temer está disposto a sepultar a denúncia do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, já na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara antes que ela chegue a plenário. Líderes foram orientados pelos ministros palacianos para, se necessário, até trocar deputados indecisos da base e assegurar os votos para evitar que a denúncia avance ao plenário – onde o Governo precisa de 172 votos para barrá-la.  No denunciômetro monitorado dia a dia no Palácio, Temer tem, hoje, até 290 votos no plenário da Câmara contra a denúncia de Janot, caso o processo avance.

Governo Temer faz política cheia de erros do passado

Os políticos golpistas instalados no poder em 2016 estão reeditando, com agravantes, as páginas mais vergonhosas da história da política externa brasileira. Tal como em situações constrangedoras do nosso passado, a linha de conduta adotada por José Serra, em sua breve passagem pelo comando do Itamaraty, e levada adiante por seu sucessor e “alter ego”, Aloysio Nunes Ferreira, tem como marca a submissão a interesses estrangeiros e o apoio ativo a forças antidemocráticas no exterior. Esses elementos estão presentes nas três prioridades que, juntamente com a tarefa inglória de obter reconhecimento externo ao governo ilegítimo de Michel Temer, se estabeleceram em lugar da diplomacia “ativa e altiva” do período anterior: a) alinhamento incondicional aos Estados Unidos em todos os temas, fóruns e instâncias do sistema internacional; b) adesão irrestrita à globalização neoliberal; c) envolvimento ostensivo na campanha internacional para depor o presidente venezuelano Nicolás Maduro e esmagar a…

Caso político

Ora, o povo do RN elege Walter Alves, Agripino, Henrique Alves, Fábio Faria pra quê? Então, São Paulo entre outras é o êxtase do capital faz do palhaço Tiririca um campeão de votos, que  São todos eles personagens por deveras desumano em relação ao social. porque o brasileiro não elegeria por exemplo Bolsonaro? 2018 se aproxima. Avante Brasil careta
- Dizem que Lula e seus comparsas roubaram é o que dizem, pode ser q sim agora, conforme reportagem da revista época com Joesley Batista um dos donos da JBS. Aécio, Temer, Henrique Alves(preso), Moreira Franco, Jucá etc. são uns gângster, gente perigosa vagabundos de primeira linha
 - Temer e a cangalha, ferra o trabalhador brasileiro e nós aqui na praça dando milho aos pombos! Vamos pra rua...

Educação, é uma carência Nacional

por: Sérgio Tasso de Aquino Nosso país tem sido sistematicamente agredido, nos últimos tempos, pela revelação diária de seguidos escândalos envolvendo gigantesca corrupção da parte de agentes públicos de todos os níveis, dos mais altos aos mais modestos, nos três poderes e nos âmbitos federal, estaduais e municipais, mancomunados com empresários responsáveis pelas maiores corporações nacionais de variados setores de atividades, sempre em prejuízo do bem comum, da democracia, do progresso e da paz social. As investigações que se vêm processando, principalmente, mas não exclusivamente sob a responsabilidade da Polícia Federal e do Ministério Público Federal, em todos os quadrantes de nosso imenso território, apresentam quadro dantesco de total prevalência do vício e de ausência da virtude nas tenebrosas transações realizadas com os dinheiros públicos nos múltiplos, demasiados casos focalizados. Toda sociedade carrega um nível considerado tolerável de corrupção, pois isso é, infelizmente…

Brasil, celeiro da corrupção

Veja só, temos um presidente ladrão imagine, os outros... Na realidade tem ladrão em todas as esferas tanto faz ser na Federal, Estadual ou Municipal com raras exceções os administradores desse país só entram, para saquear o dinheiro do povo que deveria ser investido na Educação, Saúde e Segurança por exemplo mas não, preferem se dar "bem" na vida com a desgraça dos mais necessitados enfim. Á começar pelo chefe maior o presidente do Brasil. que sorte essa nossa!
Perguntar não ofende
Dizem que Lula lucrou um triplex de propina que vale em torno de R$ 700 mil, o próprio diz que não é dele, é o que sabemos! sem falar da ex-presidente Dilma que não recebeu "nada" e foi duramente penalizada... O presidente Temer iria receber do acordo com a JBS R$ 500 mil por semana durante 20 anos, fato comprovado então, para a Lava Jato e o STF todos os corruptos são iguais?

Divulgado novo boletim com atualização de casos de microcefalia no RN

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulgou o boletim com a situação epidemiológica e vigilância de síndromes congênitas associadas à zika e STORCH (sífilis, toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus e herpes) no Rio Grande do Norte. Os casos confirmados passaram de 144 para 146 em relação ao boletim anterior. No universo de 502 casos suspeitos notificados, foram descartados 239 e estão sob investigação 117 casos. Do total de casos notificados, 8,8% evoluíram para óbito após o parto ou durante a gestação (abortamento espontâneo ou natimorto). No Rio Grande do Norte a área técnica do controle vetorial da Sesap orienta aos municípios sobre as técnicas de controle mecânico ou ambiental e o químico em última opção para cortar a transmissão pelo mosquito em territórios com grande densidade do vetor. O controle do vetor é realizado pelos Agentes de Endemias nos Municípios sob a supervisão e orientação dos Sesap. Os Agentes realizam também o trabalho de orientar a população de mane…

Causos da política tupininquim

Na Rússia, Temer foi recebido pelo secretário das relações exteriores que ocupa cargo no terceiro escalão da hierarquia russa. Sendo que, o Presidente Putin ignorou a chegada do presidente mico. No entanto, dia seguinte Vladmir Putin teve encontro com Temer no palácio do governo russo para assinar acordos comerciais... Ha sim, sim. 
Ironia ou destino! 
O ex-deputado Henrique Alves(preso), esteve na Câmara federal durante 44 anos seguidos, e só passou a ser conhecido a nível nacional por roubo.
Deboche
"Eu sou vereador, menina. Eu não sou dono de empresa. Eu sou vereador. O povo trabalha para mim. E tu tens que trabalhar para o povo. É diferente. A senhorita e o senhor esposo têm que trabalhar para o povo. Enquanto eu, aqui, o povo trabalha para mim, tá bom?", disse o vereador Ailton Miranda (PTB) da cidade de Capão Leão-RS. 

E ainda tem gente que vota nessa desgraça. Tô besta!
Foto: arquivo

Comissão do Senado rejeita Reforma Trabalhista

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado rejeitou nesta terça-feira (20), por 10 votos a 9, o relatório da reforma trabalhista elaborado pelo senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES), que era favorável ao texto aprovado pela Câmara. No lugar do parecer de Ferraço, a comissão aprovou um texto alternativo, do 
senador oposicionista Paulo Paim (PT-RS). O relatório de Paim recomenda a rejeição integral da reforma. O resultado representa uma derrota para o governo Michel Temer, que vê na reforma trabalhista uma das principais medidas para a área econômica. Apesar de o texto do governo ter sido rejeitado na Comissão de Assuntos Sociais, a reforma trabalhista ainda vai passar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, por fim, pelo plenário do Senado. Segundo a Mesa Diretora do Senado, os relatórios da CAE, CAS e CCJ vão servir de orientação para a votação em plenário. O texto que vai ser analisado em plenário é a matéria que veio da Câmara. Após o fim da sessão na CAS, o líder do gove…

Saúde: óleo de coco é tão prejudicial à saúde quanto a manteiga

O óleo de coco é apontado por muitos como uma opção saudável de gordura, mas isso é apenas um mito. A afirmação é da Associação Americana do Coração (AHA, na sigla em inglês), principal organização sobre saúde cardiovascular dos EUA. Em novas recomendações publicadas nesta sexta-feira, a AHA aponta que estudos científicos mostram que o óleo de coco é tão prejudicial à saúde quanto a manteiga e a gordura da carne.
A associação continua recomendando que a população substitua gorduras saturadas por óleos mono ou poli-insaturadas. Estudos controlados demonstram que a redução no consumo de gorduras saturadas reduz os riscos de doenças cardiovasculares em aproximadamente 30%. Acontece que 82% dos ácidos graxos do óleo de coco são saturados.
“Uma pesquisa recente reportou que 72% do público americano classifica o óleo de coco como um “alimento saudável”, comparado com 37% dos nutricionistas”, diz a recomendação da AHA. “Essa desconexão entre opiniões leigas e especialistas pode ser atribuída…