Com relação à
riqueza e o dinheiro, a maioria das pessoas pensa que basta inventar um
produto, vender muito e ganhar muito dinheiro. Será que é simples assim?
Por: Orlando Norio Oda
Quando procuro
água sei onde encontrar. Consigo visualizar uma fonte, uma torneira, enfim um
lugar onde encontrá-la. Se não sei o que procuro não sei onde procurar. É como
caçar qualquer coisa dando tiros para todos os lados.
Com relação à
riqueza e o dinheiro , a maioria das pessoas pensa que
basta inventar um produto, vender muito e ganhar muito dinheiro. Será que é
simples assim?
Riqueza é a
materialização da ideia de servir, ser útil, ou seja, surge quando
transformamos uma ideia em produtos ou serviços úteis às pessoas. Riqueza é
qualquer coisa que possui a qualidade de facilitar e tornar feliz a vida
humana.
Se produzir
riqueza para dez pessoas, apenas essas dez ficarão felizes. A retribuição delas
é em forma de dinheiro. Assim, se produzir um bem para dez pessoas, mesmo que
cada um retribua com R$1.000,00, teremos 10 x R$1.000,00 = R$10.000,00. Por
isso, para ser “rico”, é indispensável criar produtos e serviços para o maior
número possível de pessoas.
Ricas são as
pessoas que têm a capacidade de produzir muitas “riquezas”, proporcionar muitas
alegrias a um grande número de pessoas e possuem mentes ricas que atraem o
dinheiro. Para ser rico é necessário gerar a riqueza e ter uma mente rica que
atrai o dinheiro.
A verdadeira
natureza da riqueza não é algo físico, um produto. A fonte da riqueza é a ideia
que torna a vida das pessoas mais fácil, mais confortável, mais feliz. É
preciso buscar a ideia, não o produto. É como diz Thomas Edson: “Gênio é 1%
de inspiração e 99% de transpiração”. Se o 1% estiver errado, 99% de
esforços serão improdutivos.
Um bom exemplo é o
iPhone, de Steve Jobs. O celular da Apple é sucesso mundial porque eliminou a
dificuldade de manusear um celular por meio de trackwheel ou de ter que
utilizar uma caneta e principalmente porque facilitou a vida dos usuários ao
criar a tela multitoque. Desta forma, tornou o uso do celular muito mais fácil
e agradável. Uma coisa é ter a ideia, outra coisa é a engenharia transformar a
ideia em produto.
Qual é o segredo
do sucesso das Casas Bahia? Segundo Samuel Klein, filho do fundador das Casas
Bahia:
“Nosso segredo é o slogan da empresa: Dedicação total a você. Isso
vale para os clientes, fornecedores, colaboradores. Não basta apenas vender.
Temos que dar atenção ao cliente também no pós-venda. Temos que ter uma
política de concessão de crédito – com facilidades de parcelamento – para que
nosso público-alvo (classes C, D e E) possam realizar seus sonhos de consumo e,
com isso, resgatar a cidadania”.
O segredo deles
não está em vender muitos produtos a preços baixos como muitos pensam. O
sucesso da loja está na facilidade de adquirir produtos por meio de
parcelamentos e proporcionar a felicidade de realizar os sonhos de consumo para
um grande número de pessoas dessas classes.
O livro “A
Ciência de ficar rico” ensina que é necessário pensar e agir de uma
certa maneira. Mas, não existe jornal de hoje. O jornal de hoje só descreve
fatos e acontecimentos de ontem. Coisas que estão acontecendo hoje são as
notícias publicadas no jornal de hoje da minha vida. Elas expressam os
resultados dos meus atos e pensamentos de ontem.
Para começar a
gerar a riqueza precisa-se decidir agora ser útil, servir às pessoas. Que tal
decidir-se a fazer qualquer coisa que tornem as pessoas felizes? Ser atencioso,
ser prestativo, não desperdiçar tempo e materiais dos outros, etc. Não preciso
lembrar que as pessoas ficam felizes por pouca coisa: um sorriso, um elogio,
uma palavra amiga, parar para ouvir etc.
E você, vai ficar
rico?
Artigo publicado
no site Administradores.com
Por: Orlando
Norio Oda é
administrador de empresas, formado pela PUC-SP, tem mestrado em Administração Financeira
– FGV. É diretor da OTK Sistemas, AfixCode Patrimônio e Avaliações, AfixGraf Soluções
Gráficas, vice-presidente da APSIB – Associação da Prosperidade da Seicho-no-Ie
do Brasil, preletor Júnior da Seicho-no-Ie do Brasil. Presidente da Comissão
Organizadora do Seminário Especial da Prosperidade.
0 Comentários