Notícias do dia

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou, nesta terça-feira (7), por três votos a dois, a decisão do ministro Nunes Marques que tinha devolvido o mandato ao deputado bolsonarista Fernando Francischini (União-PR)(foto). O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou o mandato do parlamentar no ano passado por divulgação de informações falsas sobre as eleições.

                                                 #

Durante discurso no Palácio do Planalto, Bolsonaro disse que não irá "viver com um rato". “Aqui do outro lado, uma turma do Supremo Tribunal Federal, por 3 a 2, manteve a cassação de um deputado acusado em 2018 por espalhar fake news. Esse deputado não falou fake news, porque o que ele falou na live, eu também falei para todo mundo, que estava havendo fraude nas eleições de 2018”, esbravejou Bolsonaro. “Eu não vou viver como um rato, tem que haver uma reação.”

                                                 #

No Dia Nacional da Liberdade de Imprensa, jornalistas conquistaram uma vitória histórica contra Jair Bolsonaro. A juíza Tamara Hochgreb Matos, da 24ª Vara Cível da Comarca de São Paulo, condenou ele nesta terça-feira (7)a pagar R$ 100 mil a título de indenização por dano moral coletivo à categoria. De acordo com a decisão, ofensas contra a categoria tiveram  "enorme repercussão" entre os apoiadores dele "e contribuíram para os ataques virtuais e até mesmo físicos que passaram a sofrer jornalistas em todo o Brasil, constrangendo-os no exercício da liberdade de imprensa, que é um dos pilares da democracia".

                                            #

O recado de Gilmar a Bolsonaro: Em seu voto, o ministro disse que não é possível tolerar que alguém, cujo mandato foi legitimado pelas urnas eletrônicas, ataque esse mesmo sistema.

                                   #

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lembrou que esta terça-feira, 7 de junho, é o Dia da Liberdade de Imprensa e destacou a importância do jornalismo para uma democracia. "A liberdade de imprensa é fundamental numa sociedade democrática. Precisa ser respeitada pela classe política, e exercida com responsabilidade pelos jornalistas e seus patrões", disse Lula no Twitter.

Postar um comentário

0 Comentários