INSS: Beneficiários terão pagamento bloqueado por um mês; saiba mais

 Será realizado um “pente fino” nos dados dos segurados do INSS que poderá bloquear os benefícios repassados. Fique atento!

  Recentemente, uma nova diretriz do Instituto Nacional do Seguro Social está causando muitas dúvidas em relação ao pagamento dos benefícios pagos pelo órgão, pois existe a possibilidade de bloqueio dos repasses previdenciários e assistenciais pelo prazo de 1 mês. 

No final de setembro, o Governo Federal anunciou novas regulamentações no que diz respeito à análise de concessão de benefícios, que podem acabar gerando o bloqueio ou a suspensão do mesmo.

 Frente a isso, serão aplicadas sanções aos segurados que apresentarem irregularidades em relação a informações na conta.


Qual é a regra do INSS que pode bloquear benefícios por 1 mês? 

No dia 27 de setembro, o Governo Federal, em conjunto com o Ministério do Trabalho e Previdência, publicou uma portaria  que regulamenta a nova regra do que está sendo considerado o novo “pente-fino” do INSS. Essa ação possui como intuito principal identificar possíveis beneficiários que recebem algum pagamento de maneira indevida. 

Frente a isso, em caso de suspeita de irregularidades, o benefício será bloqueado, para que posteriormente haja uma análise ou apresentação de justificativa pelo segurado.

Nesse contexto, esse bloqueio está sendo chamado “bloqueio cautelar” por especialistas. Logo após, o governo determina um prazo para que seja realizada a regularização do cadastro.  

No entanto, até que o processo seja finalizado, o beneficiário poderá ter seu pagamento suspenso por até 30 dias. Para que o valor retorne, é necessário que o segurado apresente todos os documentos necessários para comprovar sua situação de renda ou de saúde caso esteja recebendo algum benefício relacionado à saúde.

Posteriormente, o INSS analisará os dados e decidirá se instituto bloqueará, cancelará ou permanecerá com acesso ao benefício. 

O que fazer se o benefício do INSS for bloqueado?

De modo geral, as irregularidades consideradas são as de natureza básica, por exemplo, erro de cadastro. Sendo assim, caso você tenha alguma irregularidade referente aos dados pessoais, como CPF ou número de RG, esse erro pode ser corrigido de maneira rápida. 

Todavia, é necessário que o beneficiário que tenha seu pagamento bloqueado agende um atendimento junto a uma agência da Previdência em até 30 dias. O agendamento pode ser feito pelo número 135 ou pelo site Meu INSS.

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