Poder do voto!

 Você sabia que a Constituição Federal afirma que todo o poder emana do povo, que o exerce pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos? Pois é, não votar significa renunciar à decisão de quem irá representá-lo politicamente e administrar nosso país.

    Voto em trânsito: pedido para votar em outra cidade vai até 18 de agosto |  Partido dos Trabalhadores

O sufrágio consiste no direito de votar e ser votado. É universal porque não existem impedimentos em razão de raça, sexo, cor, grau de instrução, condição social ou econômica. Isto é, todos os brasileiros, atendidos certos requisitos, podem exercer esse direito.

O regime adotado no Brasil é o da democracia semidireta. Assim, o povo decide diretamente sobre assuntos políticos ou administrativos mediante plebiscito, referendo e iniciativa popular ou, indiretamente, por meio de seus representantes eleitos.

Dessa forma, os cidadãos podem participar da vida política de seu país, exercendo a soberania popular. Soberania significa poder, mas não um poder qualquer, mas um poder acima dos outros, supremo e independente.

Postar um comentário

0 Comentários