Para os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), os seus pagamentos são a certeza e segurança de um sustento digno para si e seus familiares. No entanto, poucas pessoas sabem que o órgão federal oferece ainda 25% para seus segurados que se encontram em condições especiais. Leia nosso artigo abaixo e descubra quais são.
Beneficiários do INSS podem receber adicionais de 25%
Como citado acima, o INSS concede um valor de 25% a mais para beneficiários que estejam na condição de aposentado por invalidez. Mas antes de achar que todos nessa situação têm direito a esse adicional, vamos entender melhor do que se trata.
Para que muitos possam entender, a aposentadoria por invalidez, ou incapacidade permanente, é concedida quando o segurado possui uma condição que não permite mais que ele possa continuar trabalhando. Seja por uma doença grave ou algum acidente, essa condição permite que o INSS pague um benefício que garanta o seu sustento e de sua família.
Quando esse impedimento é considerado apenas temporário, é concedido somente o auxílio-doença.
A saber, todos os benefícios do INSS possuem regras de entrada e a aposentadoria por incapacidade permanente não é diferente. Abaixo separamos quais são os requisitos para essa categoria. Confira:
- Segurado deve passar pelo exame pericial do INSS, com a apresentação de laudos e exames médicos que comprovem a condição de saúde;
- Contribuinte da Previdência Social;
- Carência mínima de 12 contribuições (contudo, este critério pode ser dispensado em determinados casos).
Quem tem direito ao pagamento adicional de 25%?
Assim sendo, agora que você sabe como é a categoria de aposentados por invalidez, vamos informar como é possível ganhar esses 25% adicionais. Para o INSS, qualquer segurado que esteja em condições de incapacidade permanente e não consiga executar tarefas normais do seu dia a dia, como tomar banho sozinho, se locomover, alimentar ou vestir as próprias roupas, precisa de um assistente.
Desse modo como se encontrar no art. 45 da Lei 8.213/1991, a autarquia federal paga 25% a mais do valor da aposentadoria para que seja usado na contratação de uma pessoa para auxiliá-lo diariamente.
No entanto, devemos lembrar que essa condição precisa ser validade por uma perícia médica conjunta do órgão. E isso pode ser feito comparecendo nas agências do INSS de posse de documentos comprobatórios como relatado anteriormente. Até o momento, são estas as condições que concedem 25% adicionais aos seus segurados:
- Alteração de suas faculdades mentais;
- Cegueira total;
- Doença que exija uma permanência contínua na cama;
- Paralisia dos dois braços ou pernas Perda das pernas, quando a prótese não for possível;
- Perda de um braço e uma perna, quando a prótese for impossível de ser adquirida;
- Perda de uma das mãos e dois pés, mesmo que a prótese possa ser comprada;
- Perda de nove dedos das mãos ou mais;
- Qualquer condição permanente que comprove a necessidade de assistência frequente nas atividades diárias.
0 Comentários