O Rio Grande do Norte recebeu nesta quarta-feira 32.400 doses da vacina bivalente contra a Covid-19. De acordo com o Ministério da Saúde, a aplicação começará em 27 de fevereiro e será destinada, na primeira fase, para pessoas acima de 70 anos, imunocomprometidos, comunidade indígena, ribeirinhas e quilombolas.
A vacina bivalente é indicada para pessoas a partir de 12 anos e já vem pronta para uso, oferecendo proteção contra a variante ômicron e suas subvariantes. Quem já tomou pelo menos duas doses da vacina monovalente pode tomar a dose de reforço com a vacina bivalente. No entanto, as vacinas monovalentes continuam sendo eficazes contra casos graves, óbitos e hospitalizações.
As doses serão aplicadas em fases, sendo a primeira para pessoas acima de 70 anos e imunocomprometidos. Na fase 2, a vacinação será para pessoas entre 60 e 69 anos, na fase 3 para gestantes e puérperas e na fase 4 para profissionais de saúde. Pessoas que não fazem parte dos grupos prioritários e que ainda não iniciaram a vacinação devem completar o esquema vacinal monovalente.
0 Comentários