EDUCAÇÂO: Escola muda semana escolar para 4 dias para reduzir estresse e esgotamento dos professores

Saúde mental: assunto para professores e alunos - PORVIR

 Muitos funcionários sonham com uma semana de trabalho de quatro dias, mas e uma semana escolar de quatro dias? Será que é uma boa ideia? Pelo menos para os professores, parece que sim! Eugene Blalock, superintendente de ensino em Ohio, Estados Unidos, está pronto para ver como será isso na prática. Sua preocupação não é sobre o esgotamento das crianças mas, sim, dos professores. "Você anda pelos prédios escolares e pode ver em seus olhos como estão cansados", disse Jenna Bush Hager, que supervisiona o distrito escolar de North College Hill City. 

Ela diz que sabe do seu tempo em sala de aula que não é das 9h às 5h. “Os professores passam horas à tarde planejando e colaborando. Isso consome tudo e todo o tempo, inclusive os livres", diz ao Today Parents. Blalock concorda com ela. "Se os professores não têm tempo suficiente para fazer isso, então eles lutam, e é quase como estar em uma roda de hamster; você continua indo e nunca tem a chance de sair e respirar. Acho que é uma profissão difícil de muito estresse", diz.  

Por esta razão, ele mudou a semana escolar do seu distrito para quatro dias. Os alunos frequentam a escola de terça a sexta-feira e as segundas-feiras são para trabalhos autoguiados em casa. Os professores passam as segundas-feiras sem alunos na escola para acompanhar o planejamento das aulas. "Se nossos professores não estiverem 100%, nossos alunos não terão o que realmente precisam e merecem", defende Blalock. 

O novo cronograma começará em agosto, com provisões sendo feitas para ajudar os pais com as necessidades de cuidados infantis. "Fiquei tão feliz que pensei, 'Sim, é disso que precisamos'", diz o aluno Heaven Champion sobre o novo cronograma. "Isso dá aos alunos mais tempo para respirar, relaxar (e) meio que fazer uma pausa mental."

North College Hill City Schools não está sozinho. Mais de 850 distritos escolares em todo o país agora operam em um horário escolar de quatro dias. Enquanto alguns argumentam que as crianças precisam de mais tempo na escola para compensar o tempo educacional perdido na pandemia, outros acreditam que o novo plano é a equação certa para professores e alunos. "Acho que revigoramos os professores, reenergizamos os professores, eles estão 100% a bordo", diz Blalock. "Isso pode mudar o jogo completamente."

Revista Crescer

Postar um comentário

0 Comentários