Barragem de Umari atinge 95% da capacidade total; reservatório não sangra há 14 anos

A Barragem Umari, terceiro maior reservatório do Rio Grande do Norte, atingiu 95,6% de capacidade total. É o que aponta o relatório mais recente do Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn).

    Terceiro maior reservatório do RN atinge 95% da capacidade total; barragem  não sangra há 14 anos | Rio Grande do Norte | G1

Segundo o Igarn, faltam cerca de 42 centímetros para o reservatório sangrar, o que não ocorre desde 2009, há 14 anos.

O manancial - que fica em Upanema - está atualmente com 280,14 milhões de metros cúbicos, dos 292.813.650 m³ que pode acumular.

Outro manancial que não sangrava há 14 anos, o açude de Pilões começou a sangrar nesta semana. O reservatório possui capacidade para 5,90 milhões de m³. 

O relatório traz também dados dos demais reservatórios do RN. No principal do estado, a barragem Armando Ribeiro Gonçalves está com 59,97% da capacidade - ela acumula atualmente 1,423 bilhões de m³. Houve uma evolução com as chuvas desta semana, já que na segunda-feira (3), o reservatório estava com 57,54% da capacidade.

Outras barragens

A barragem Santa Cruz do Apodi, segundo maior manancial do RN, acumula mais de 56% da capacidade total atualmente. O reservatório continua recebendo uma recarga constante, já que na última segunda-feira o percentual de reservas hídricas da barragem era de 54,51% da sua capacidade. 

O relatório do Igarn informa ainda que sete açudes com capacidade superior a 5 milhões de metros cúbicos completaram 100% da sua capacidade:

O açude Morcego, localizado em Campo Grande, começou a sangrar nesta quarta-feira (5). O manancial possui capacidade para 6,71 milhões de metros cúbicos.

Quatro reservatórios estão com suas reservas hídricos superiores a 90% da sua capacidade, são eles:

Localizado em Tangará, o açude Trairi começou a receber águas após vários anos completamente seco. O reservatório já acumula 2,29 milhões de m³, correspondentes a 6,50% da sua capacidade total, que é de 35,23 milhões de metros cúbicos.

G1 RN

Postar um comentário

0 Comentários