Ele impressionou a bancada ao rebater com classe as críticas da deputada federal Carol de Toni (PL-SC) acerca do MST e defendendo movimentos sociais na luta pela conquista dos direitos e da democracia.
Em um momento da sessão, afirmou à deputada que "sua percepção só lhe permite enxergar o que já tem escrito na sua cognição”, caracterizando a discussão com a deputada como inútil dada a “cosmovisão”. Assista os vídeos:
Quem é José Geraldo?
Nascido na capital do Rio de Janeiro e com 76 anos de idade, José Geraldo de Sousa Júnior é servidor público e atualmente professor titular da Universidade de Brasília (UnB), assim como docente no Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM).
Possui doutorado em Direito pela Faculdade de Direito da UnB (2008), na qual leciona, e é especializado em Direito, Estado e Constituição e já foi reitor da universidade do ano de 2008 a 2012.
Em 1973, fez graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal. Ao longo do tempo já realizou diversas publicações de obras autorais como “Da Universidade Necessária à Universidade Emancipatória”, “Para uma Crítica da Eficácia do Direito” e “ O Direito Achado na Rua: Sujeitos Coletivos. Só a Luta Garante os Direitos do Povo!”.
Em um depoimento ao aniversário dos 53 anos da UnB em 2015, Geraldo ressaltou a importância da educação na sua vida e defendeu uma universidade democrática, inclusiva e emancipatória.
“A única Universidade no Brasil que não tem muros – nem no plano físico e nem no plano simbólico. É uma instituição que se projeta para o futuro”, afirma no vídeo.
É conhecido por ser um grande protagonista da luta contra o autoritarismo, participando ativamente de diversas iniciativas voltadas à promoção e a defesa da cidadania, do ensino com práticas pedagógicas sensíveis voltadas à efetivação dos Direitos Humanos, da justiça e da democracia.
Forum
0 Comentários