Notícias do dia

       Ministro Barroso é vaiado em evento da UNE: "Nós derrotamos o bolsonarismo"

 O deputado bolsonarista Nikolas Ferreira (PL-MG) anunciou que a oposição irá pedir o impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso(foto), em função de ter afirmado, durante um discurso no Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), na noite de quarta-feira (12) que "derrotamos o bolsonarismo" . "A oposição iniciará um processo de impeachment contra Barroso por cometer o crime de 'exercer atividade político-partidária', conforme estabelecido no artigo 39 da lei 1079/50", disse Nikolas no Twitter. "Se, por um milagre, houver justiça neste país, será indiscutível a perda do cargo", completou.


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem considerado a possibilidade de nomear uma mulher para o Supremo Tribunal Federal (STF) em resposta às demandas dos movimentos sociais. Segundo a coluna da jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, Lula já iniciou a busca por informações sobre potenciais candidatas ao cargo.

**

O senador Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas (PP), declarou que não colocará obstáculos para que membros do seu partido assumam cargos no governo, mesmo que sejam aliados próximos a ele. No entanto, em entrevista ao Valor, ele enfatizou que o PP permanecerá fora da base de apoio ao governo de forma oficial. Durante as negociações entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da Câmara, Arthur Lira, nomes como André Fufuca e Gilberto Occhi, ligados ao PP, são cogitados para ministérios importantes.

**

Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo pelo partido Republicanos, revelou na noite de quarta-feira, dia 12, que o estado planeja lançar um decreto para implementar seu próprio programa de escolas cívico-militares e expandir o número de unidades com esse formato. Essa decisão vem após o governo do presidente Lula anunciar o encerramento do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim). Tarcísio, que é ex-aluno de um colégio militar, destacou a importância de oferecer uma educação de qualidade e transmitir valores adequados aos jovens.

**

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que apura os atos golpistas do dia 8 de janeiro aprovou a quebra do sigilo de empresas ligadas ao empresário Daniel Barbosa Cid, irmão do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL). Daniel é suspeito de ser um dos principais responsáveis pelas redes de fake news e desinformação nas redes sociais com o objetivo de tentar favorecer a reeleição de Jair Bolsonaro no pleito presidencial do ano passado. 


Bom humor entre os investidores globais pode se estender durante o dia de hoje com a divulgação do PPI (Índice de Preços ao Produtor, na sigla em inglês), às 9h30. A expectativa de mercado é de uma desaceleração no indicador de 1,1% em maior para 0,4% em junho. O dado seria o melhor desde 2020 e pode se somar aos números animadores de inflação ao consumidor americano divulgados ontem. Ainda na agenda econômica do dia, os investidores repercutem a divulgação de novos pedidos de desemprego nos EUA, às 9h30, e os resultados da balança comercial chinesa piores que o esperado divulgados durante a madrugada.

Postar um comentário

0 Comentários