FGTS: Governo garante saque extra para milhões de brasileiros

 

Para aqueles trabalhadores que estão em busca de dinheiro extra, mas não sabem como e onde encontrar, há uma alternativa. O FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) pode ser recebido de surpresa por milhões de pessoas. Para isso é preciso estar atento as regras e aos prazos de resgate do dinheiro.

Para quem não foi demitido sem justa causa, não tem planos de aposentadoria ou de uso em financiamento imobiliário, o saldo do FGTS fica parado na conta da Caixa Econômica. A fim de reverter essa situação, desde 2019 o governo federal liberou uma opção alternativa, o saque-aniversário que permite o resgate parcial do saldo sem muita justificativa.

Basta trocar a modalidade atual do saque que é a rescisão para a versão de aniversário. Com essa troca o cidadão abre mão de receber tudo o que ficou acumulado na conta em uma possível demissão sem justa causa, e opta pela versão em que se recebe todos os anos um pouco do que há disponível na conta. Esta é uma alternativa para quem precisa de dinheiro de forma emergencial.
Não é recomendado o saque-aniversário para quem tem chances de ser demitido, ou vai se aposentar em breve. A carência para voltar ao saque rescisão é de 24 meses, ou seja, dois anos. O saldo liberado no saque-aniversário do FGTS depende do quanto há disponível na conta.

Como solicitar o saque-aniversário do FGTS? 

Para receber o saque-aniversário do FGTS ainda neste ano será preciso aderir a esta modalidade até o último dia do mês do seu nascimento. Caso contrário, a parcela será paga apenas no ano seguinte.

O prazo para saque é de 60 dias, isso significa que aqueles que já tinham aderido ao benefício e nasceram em junho ainda podem fazer o resgate do valor.

Para receber nesta modalidade é preciso:

Acesse o App FGTS e faça login;
Em “Meus saques” escolha “Saque-aniversário” e confirme;
Concorde com os termos de uso;
Escolha a data para receber, entre 1 ou 10;
Cadastre uma conta bancária;
Confirme.

Por Lila Cunha

Postar um comentário

0 Comentários