A iminente delação premiada de Walter Delgatti Neto, o hacker da Vaza Jato, está gerando apreensão dentro do círculo bolsonarista, especialmente entre os militares, devido aos detalhes que envolvem a participação deles na trama golpista, revela o G1. O advogado de Delgatti, Ariovaldo Moreira, revelou que seu cliente teria sido contatado pela deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) para integrar uma comissão de militares encarregada de supervisionar as urnas eletrônicas. A informação de que Delgatti participou de uma reunião no Ministério da Defesa e teria elaborado as perguntas de militares enviadas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está agitando os bastidores de Brasília, especialmente entre os oficiais alinhados com Bolsonaro.
Após sua prisão em Florianópolis, o ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal, Silvinei Vasques, foi transferido para a capital federal na tarde de quarta-feira (9). Sua chegada a Brasília ocorreu por volta das 16h30 e imediatamente ele passou por uma audiência de custódia. As autoridades judiciais agendaram seu depoimento perante a Polícia Federal (PF) para esta quinta-feira (10).
**
Um suposto grupo criminoso autodenominado 'Los Lobos' assumiu a autoria do assassinato do candidato a presidente do Equador Fernando Villavicencio. Em vídeo, homens encapuzados seguram armas de grosso calibre e assumem a autoria do atentado.
**
Villavicencio surgiu no cenário político como um líder sindical na estatal petrolífera, Petroecuador, e se tornou um protagonista na exposição de um escândalo de corrupção na gestão do presidente Rafael Correa na década passada. Ele também era jornalista investigativo. Dentre suas principais reportagens, ele revelou documentos confidenciais sobre um programa de monitoramento do governo nacional, ainda na gestão Correa.
**
Efeito Lula: Os preços dos alimentos no Brasil iniciaram o mês de agosto com uma queda de 1,4%. Se essa tendência de redução se mantiver durante todo o mês, o Brasil terá a maior queda mensal nos preços alimentícios desde maio de 1999. Esses dados foram divulgados pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) na última quarta-feira (9).
**
O presidente Lula chamou lideranças políticas do Congresso para conversas individuais a partir da próxima semana. Na lista estariam principalmente antigos aliados do presidente, políticos que integraram governos anteriores do PT e nomes de partidos que estariam insatisfeitos com o resultado da possível reforma ministerial. O motivo desse convite não teria sido informado, mas como observou um interlocutor em reserva, há uma expectativa de que Lula trate das alterações na Esplanada dos Ministérios.
Um levantamento da Genial/Quaest com deputados federais divulgado nesta quinta-feira (10) mostra que ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT; foto), é o integrante do governo mais popular na Câmara dos Deputados. Haddad tem mais de 52% de aprovação entre os parlamentares e apenas 20% de rejeição. Cerca de 24% o classificam como regular.
0 Comentários