Notícias do dia

   Lula critica assassinato de Eloah, de cinco anos, vítima de 'bala perdida':  "aonde é que a gente vai parar com essa violência?" - Brasil 247

 Durante o “Conversa com o Presidente” nesta segunda-feira (14), o presidente Lula (PT) criticou o assassinato da menina Eloah, de cinco anos, vítima de ‘bala perdida’ enquanto brincava dentro de casa na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro. Apesar de o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), ter anunciado para esta semana uma reunião com os secretários estaduais de Segurança, o presidente não falou sobre uma iniciativa específica do governo federal para acabar com as mortes em operações policiais.


O presidente Lula (PT) falou de maneira mais firme nesta segunda-feira (14), no “Conversa com o Presidente”, sobre a necessidade de o ‘mundo rico’ - como ele mesmo classificou - contribuir financeiramente para a preservação ambiental nos países que ainda têm suas florestas em pé. O presidente participou na última semana da Cúpula da Amazônia, em Belém, que reuniu países amazônicos e com florestas e, segundo Lula, buscou preparar uma pauta de reivindicações destas nações para ser apresentada no fim do ano nos Emirados Árabes, durante a COP28. “Todo mundo fala da Amazônia, todo mundo dá palpite, mas é a primeira vez que a Amazônia fala para o mundo, é a primeira vez que o povo amazônida fala para o mundo.

**

A empresa Multilaser, da qual o secretário de Educação de São Paulo, Renato Feder, é sócio, enfrenta sérias consequências após ser proibida de assinar novos contratos com o poder público, segundo o Estado de São Paulo. A proibição ocorreu após a empresa não cumprir o prazo de entrega de notebooks comprados pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). A Controladoria Geral da União (CGU) determinou a inclusão da empresa na lista de proibidos de contratar, impondo a punição por 15 dias, a partir de 1 de agosto. A empresa afirmou que irá recorrer da decisão.

**

A Câmara dos Deputados se prepara para votar nesta semana um projeto de lei desenhado para fortalecer economicamente a Globo e outros grupos de comunicação, que perderam relevância e influência diante da ascensão da internet. Neste último sábado, dia 12 de agosto, o deputado federal Elmar Nascimento, representante da União Brasil-BA, apresentou um relatório decisivo para o projeto de lei que visa estabelecer o pagamento de direitos autorais e remuneração a veículos de imprensa e artistas pela reprodução de conteúdos em ambiente digital, incluindo nas redes sociais.

**

O jornalista Joaquim de Carvalho, repórter especial do Brasil 247 e da TV 247, fez uma dura crítica à tramitação do PL 2370, que foi concebido pela Associação Brasileira das Empresas de Radiodifusão, controlada pela Globo, e visa transferir recursos da publicidade digital para os velhos monopólios da comunicação, como a própria Globo. "É um projeto claramente reacionário, que fortalece os latifúndios da comunicação, em detrimento dos pequenos produtores de conteúdo e empresas independentes de jornalismo", disse ele.

**

A atividade econômica registrou alta de 0,63% no mês de junho. No primeiro trimestre, a economia registrou alta de 2,21%. No segundo trimestre, a alta foi de 0,43%.  Os dados foram divulgados na manhã desta segunda-feira (14) pelo Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), que mede o PIB. Em 12 meses, o indicador apresentou avanço de 3,35%. Em relação ao mesmo mês do ano passado, por sua vez, houve alta de 2,10%. O Banco Central projeta que o crescimento em 2023 será de 2,0%.


Neymar tem acordo para jogar duas temporadas na Arábia Saudita. Atacante receberá 160 milhões de euros, ou R$ 860 milhões, o dobro do que recebe no Paris Saint Germain; ainda falta acertar saída do clube francês.

Postar um comentário

0 Comentários