A confiança dos brasileiros nas Forças Armadas despencou desde o final do ano passado, conforme demonstra trecho da mais recente pesquisa Genial/Quaest, divulgada pelo jornal O Globo nesta segunda-feira (21). O levantamento revela que, no período entre dezembro e agosto, a proporção daqueles que dizem "confiar muito" nas instituições militares diminuiu de 43% para 33%. Enquanto isso, o agrupamento daqueles que declaram “confiar pouco” ou “não confiar” na instituição aumentou de 54% para 64% ao longo desse intervalo.
**
Mensagens encontradas pela Polícia Federal no celular do tenente-coronel Mauro Cid sugerem que Jair Bolsonaro (PL) tinha conhecimento das tentativas de venda e resgate de joias no exterior. Essa descoberta marca um avanço na investigação das joais sauditas presenteadas ao governo Bolsonaro, que já inclui apreensão de celulares, quebras de sigilos bancários e promessa de depoimentos.
A Procuradoria-Geral da República (PGR) avalia sanções que poderiam ser aplicadas em um eventual acordo de não persecução penal com os 1.156 bolsonaristas denunciados por incitar os ataques de 8 de janeiro. O órgão, que se manifestou a favor do uso do instrumento na semana passada, aguarda uma decisão do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes sobre a sua viabilidade,
**
A revelação de que o tenente-coronel Mauro Cid estaria pronto para entregar Jair Bolsonaro (PL) no caso da venda de joias no exterior provocou agitação no cenário político, com muitos observadores especulando sobre a possibilidade iminente de o ex-ocupante do Palácio do Planalto ser preso. No entanto, a estratégia traçada pela Polícia Federal e pelo Supremo Tribunal Federal (STF) busca um caminho diferente, diz Malu Gaspar, do jornal O Globo. Segundo os planos dos investigadores, Bolsonaro ainda enfrentará uma prolongada "sangria" política antes de ir para a cadeia.
**
O presidente Lula se reuniu extraordinariamente no último sábado (19), no Palácio da Alvorada com os comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica. No encontro, Lula ouviu diretamente do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e dos comandantes o compromisso de investigar irregularidades ocorridas durante o governo de Jair Bolsonaro. A reunião com Lula foi agendada a pedido do ministro da Defesa.
O deputado Jeferson Rodrigues
(Republicanos) apresentou na semana passada um projeto de lei para
proibir o contato direto entre alunos menores de 18 anos e seus
professores nas redes sociais, diz a Crusoé. Pela proposta, o docente que mantiver qualquer contato com seu aluno está passível de punições como o pagamento de multa de R$ 1 mil, suspensão temporária e até a cassação do registro profissional.
0 Comentários