Em um encontro que durou pouco mais de uma hora, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), estiveram reunidos com o presidente Lula (PT) no Palácio do Planalto. O encontro, que ocorreu sob um véu de reserva e discrição, sela uma nova relação entre o governo e o Banco Central, fortalecendo as relações institucionais, segundo reportagem da jornalista Thais Herédia, da CNN.
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do equilíbrio entre os poderes alcançou um marco significativo nesta quarta-feira (27), ao atingir o número mínimo de 171 assinaturas necessárias para dar início à sua tramitação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados. Esta iniciativa, apresentada pelo deputado Domingos Sávio (PL-MG), surge em meio a um clima de tensão crescente entre o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso Nacional, um conflito que levou a bancada da oposição a adotar medidas de obstrução nas comissões e no plenário da Câmara dos Deputados.
**
O senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), líder do governo no Congresso Nacional, declarou em entrevista a Camila Bomfim, do g1, que pedirá ao presidente Lula (PT) que vete o projeto aprovado tanto pela Câmara dos Deputados quanto pelo Senado que visa estabelecer um marco temporal para a demarcação de terras indígenas. "Primeiro, vamos ao veto do presidente. Em seguida, vamos ver se o Congresso derrubará ou não o veto", declarou.
**
Uma vizinha de Walewska Oliveira, que faleceu após cair dodo 17º andar do prédio em que morava com o marido, Ricardo Mendes, em São Paulo, indica que uma hipótese que não seja a de suicídio. De acordo com Fábia Oliveira, em sua coluna no Metrópoles, “ela contou que a jogadora caiu em frente à varanda do seu apartamento. Pontuou ainda que o guarda-corpo da área comum do prédio, que fica no 17º andar, é muito baixo e perigoso, principalmente considerando a altura da campeã olímpica, de 1,90m”. Ela também pontuou que “o laudo definitivo ainda não saiu e existe uma grande possibilidade de ela ter se desequilibrado e caído sem querer, pois o guarda-corpo que fica próximo à mesa onde ela estava sentada é muito baixo e perigoso. Se considerarmos a altura dela, essa hipótese não pode ser descartada”.
**
A Polícia Federal instaurou inquérito para apurar ameaças de morte à deputada federal Jandira Feghali (PcdoB-RJ). A parlamentar, segundo informa a coluna do Estadão, protocolou uma queixa-crime contra Nikolas Ferreira (PL-MG), que, segundo Jandira, tem induzido seus eleitores a fazer ameaças à deputada federal.
**
Confira as manchetes dos principais jornais do Brasil nesta quinta-feira (28):
Folha de S. Paulo
Senado reage a STF e passa marco temporal em voto-relâmpago
Pacheco nega atrito com Supremo, e texto vai à sanção de Lula; corte decide que proprietários podem ser indenizados
O Estado de S. Paulo
Senadores reagem à decisão do STF e aprovam marco temporal
Antes, deputados de 17 frentes protestaram contra o Supremo
O Globo
Senado aprova marco temporal para demarcações que STF derrubou
Votação a jato ocorreu enquanto a Corte definia critérios para indenização. Lula deve vetar projeto
Zero Hora
Em resposta ao STF, Senado aprova marco temporal para área indígena
No mesmo dia em que a Corte concluiu julgamento que considera inconstitucional restringir as demarcações, os senadores aprovaram projeto que define 1988 como referência para reconhecer reservas
Correio Braziliense
Senado aprova marco temporal em reação ao STF
A proposta —já analisada e chancelada pela Câmara— segue para sanção presidencial
Diário de Pernambuco
Pernambuco terá mais de R$ 1 bi para investir
Montante
vai contemplar intervenções em diversos setores, com destaque para a
requalificação do Hospital de Restauração e obras em áreas de encosta
0 Comentários