Dias após o ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, anunciar um "cerco total" à Faixa de Gaza, interrompendo o fornecimento de energia elétrica, comida, água e gás, os palestinos estão completamente sem luz nesta quarta-feira (11), segundo a GloboNews.
**
O embaixador israelense no Brasil, Daniel Zonshine, expressou sua expectativa por uma posição mais contundente do governo brasileiro em relação ao conflito na Faixa de Gaza e à condenação do grupo Hamas como organização terrorista. Em entrevista à revista VEJA, Zonshine enfatizou a necessidade de uma condenação inequívoca, sem ressalvas.
"Como um país de relevância na arena internacional e atualmente exercendo a presidência do Conselho de Segurança da ONU, o Brasil está diante de decisões difíceis, nem sempre populares. Esperamos que o Brasil lidere de maneira equilibrada e correta. Recebemos declarações de apoio de países como Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, Itália e Alemanha, condenando de forma mais enfática as ações do Hamas. É hora de agir com base na humanidade, deixando de lado política e ideologia", disse ele.
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou nesta terça-feira que a posição do Brasil em relação ao conflito entre Israel e Hamas, iniciado no fim de semana, é de que os atos violentos devem ser interrompidos e deve haver uma cessação de hostilidades.
“Evidentemente que nós condenamos as violências, o derramamento de sangue, mas achamos que, sobretudo estando o Brasil na presidência do Conselho de Segurança (da ONU) neste mês, tem que trabalhar para que haja um entendimento, uma discussão”, acrescentou o chanceler, que está em viagem ao Camboja, em entrevista gravada para o programa Voz do Brasil.
**
Grupos de extrema direita, incluindo parlamentares brasileiros, divulgaram, no dia de ontem, uma notícia falsa, dando conta de que 40 bebês israelenses teriam tido suas cabeças cortadas pelo Hamas. Embora seja uma informação claramente falsa, ela se alastrou como pólvora pelas redes sociais, difundida por porta-vozes da direita israelense e por parlamentares como Nikolas Ferreira (PL-MG). Um esclarecimento foi postado pelo perfil Pesquisas e Análises Eleições no X:
**
O Ministério da Defesa de Israel afirmou nesta quarta-feira (11) que há brasileiros entre os reféns mantidos pelo Hamas na Faixa de Gaza.
**
Confira as manchetes dos principais jornais do Brasil nesta quarta-feira (11):
O Estado de S. Paulo
Israel retoma o sul, mas sofre ataques do Hezbollah no norte
Fronteiras com Líbano e Síria são novo foco de preocupação
O Globo
País traz 1º voo com brasileiros de Israel e busca saída para os que estão em Gaza
FAB resgatará 900 até sábado. Fuga por terra do território palestino enfrenta bloqueio na fronteira
Zero Hora
Itamaraty confirma a morte de dois brasileiros durante ataque a Israel
As vítimas, o gaúcho Ranani Nidejelski Glazer, 23 anos, e a carioca Bruna Vanelau, 24 anos, participavam da festa de música eletrônica realizada perto da Faixa de Gaza que foi invadida por terroristas no sábado
Jornal de Brasília
CLDF aprova lei de parcelamento do solo
De autoria do Executivo, nova legislação visa trazer mais celeridade na autorização de projetos urbanísticos, ampliando a oferta de moradia legalizada para a população mais pobre
Diário de Pernambuco
Indústrias vão investir R$ 422 mi na RMR e interior
Incentivos fiscais foram aprovados para 78 projetos industriais em Pernambuco
0 Comentários