Notícias do dia

     Após acordo, ajuda humanitária começa a chegar a Gaza nesta sexta-feira (20)

Fronteira permanece fechada e chegada de ajuda humanitária a Gaza deverá acontecer no sábado, diz ONU

Entrada de comboio humanitário estava prevista para esta sexta-feira

 Cerca de 2,3 milhões de pessoas aguardam desesperadamente a abertura do posto de passagem de Rafah, por onde deverão entrar os caminhões de ajuda humanitária internacional. “Estamos em negociações extensas e avançadas com todas as partes envolvidas para garantir que uma operação de ajuda em Gaza comece o mais rápido possível”, disse Griffiths, citado por um porta-voz do Escritório para a Coordenação de Assuntos Humanitários da ONU (OCHA), em Genebra.

**

O ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, detalhou nesta sexta-feira (20), pela primeira vez, os planos do país em relação à Faixa de Gaza, bombardeada pelas forças israelenses desde 7 de outubro, quando o Hamas realizou um ataque a civis em Israel. Segundo a GloboNews, Gallant dividiu o plano em três etapas. O primeiro passo é o que já está em curso, com a campanha militar sobre Gaza. O objetivo é seguir bombardeando o território e, na sequência, realizar uma invasão por terra, com a finalidade de 'destruir todo o sistema operacional do Hamas'. 

**

Durante a gestão Jair Bolsonaro (PL), a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) monitorou ilegalmente jornalistas, advogados, políticos e opositores do governo, revela investigação da Polícia Federal, conforme relata Malu Gaspar, do jornal O Globo. A investigação se concentra no uso não autorizado de um sistema de rastreamento de localização, que se estendeu durante os três primeiros anos da gestão do governo Bolsonaro, sob a liderança do ex-diretor, Alexandre Ramagem.

**

O fenômeno climático conhecido como El Niño está previsto para continuar afetando a América Latina até o primeiro semestre de 2024, de acordo com as últimas previsões da Organização das Nações Unidas (ONU). Essa perspectiva tem gerado preocupações no setor agrícola, uma vez que chuvas anormais são esperadas no continente.

**

A resposta de Israel ao atentado terrorista do Hamas continua sendo uma preocupação para os investidores, juntamente com a nova onda de pressão nas taxas dos títulos públicos americanos. Além disso, o anúncio da Petrobras ontem à noite da redução do preço da gasolina durante uma época de tamanha volatilidade nos preços do combustível também deve repercutir na sessão de hoje.

**

Confira as manchetes dos principais jornais do Brasil nesta sexta-feira (20):

Folha de S. Paulo

Exército identifica militares suspeitos de furtar armas em SP

Força apura se houve aliciamento por facções criminosas; 8 das 21 metralhadoras levadas foram recuperadas no Rio

O Estado de S. Paulo

Relatório da OCDE sobre impunidade cita anulação de provas por Toffoli

Decisão do ministro do STF sobre o acordo de leniência da Odebrecht pode afetar segurança jurídica, aponta organização

O Globo

Venezuela tem acordo para fazer eleições, e EUA suspendem sanções

Acerto prevê que Maduro liberte presos políticos, mas líderes da oposição não estão garantidos nas urnas

Correio do Povo

A fúria das águas

Moradores das regiões Norte e Nordeste do Rio Grande do Sul sofrem com a cheia do rio Uruguai e acumulados de chuva da semana em algumas cidades ultrapassam os 500 mm

Correio Braziliense

Um alerta contra o câncer de mama

No Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama, autoridades e especialistas reforçam a importância do diagnóstico precoce no combate à doença

Postar um comentário

0 Comentários