Notícias do dia

    Egito mantém saída de Gaza fechada para estrangeiros pelo segundo dia  consecutivo - PrimeiroJornal

 As autoridades israelenses e egípcias não divulgaram nenhuma lista de estrangeiros que estariam autorizados a deixar a Faixa de Gaza nesta segunda-feira (6). Este é o segundo dia consecutivo que nenhuma pessoa consegue deixar o enclave palestino, alvo de constantes bombardeios de Israel. As saídas foram suspensas após um ataque de Israel contra ambulâncias em Gaza usadas para transportar feridos, segundo informou a agência de notícias Reuters. Autoridades egípcias, estadunidenses e do Catar disseram que estão tentando retomar a saída de estrangeiros e feridos de Gaza após o ataque às ambulâncias. 

**

O governo de Joe Biden enviou advertências ao Irã e ao Hezbollah, movimento de resistência nacional do Líbano, aliado ao país persa, de que os EUA estavam preparando-se para uma intervenção militar caso lançassem um ataque contra Israel, informou o Jerusalem Post citando o New York Times.

**

Os EUA anunciaram o envio de um submarino nuclear ao Oriente Médio nesta segunda-feira (6). O submarino chegou à área operacional do Comando Central dos EUA, que publicou uma foto dele passando pelo Canal de Suez. A identidade do submarino não foi divulgada e não se sabe se é um dos quatro submarinos que transportam mísseis de cruzeiro Tomahawk ou dos 14 submarinos que transportam os mísseis balísticos Trident-II, mas ainda é um acréscimo significativo ao sistema de guerra americano na região com capacidade de atacar, informa o jornal israelense Jerusalem Post.

** 

Os bombeiros retomaram na manhã desta segunda-feira, 6, as buscas por um jovem de 16 anos que desapareceu ontem durante a ressaca na orla de Ipanema, no Rio de Janeiro. O mar invadiu o calçadão em vários pontos da orla.

O jovem participava de uma excursão ao litoral do Rio. Duas pessoas que se afogavam foram resgatadas na manhã deste domingo, na altura da rua Farme de Amoedo.

**

A Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) em portos e aeroportos do RJ e SP começa nesta segunda-feira (6).  A medida, decidida pelo presidente Lula,  ocorrerá até 3 de maio de 2024, inclui ações de prevenção e repressão ao crime organizado. Um dos objetivos é combater o tráfico de drogas e de armas. Em nota, a Marinha do Brasil informou que os militares irão atuar nos Portos de Itaguaí (RJ), Rio de Janeiro (RJ) e Santos (SP). A Força vai empregar 1.900 militares, além de embarcações e viaturas blindadas.

**

Confira as manchetes dos principais jornais do Brasil nesta segunda-feira, 6:

Folha de S. Paulo

“Edital de emendas” empaca em Congresso com fatura de verbas

Só 11 de 594 parlamentares adotam mecanismos que aumentam transparência sobre destino de investimentos

O Estado de S. Paulo

Mercado projeta Selic mais alta ao fim do ciclo de cortes pelo BC

Risco fiscal e cenário externo preocupam analistas de bancos

O Globo

Temas femininos e abstenção ainda alta marcam primeiro dia do Enem

Ao todo, 28% dos candidatos não compareceram, patamar maior do que no período pré-pandemia; PF investiga vazamento da prova três horas antes do permitido

Zero Hora

Aluguel residencial em Porto Alegre tem aumento de 9,5% em um ano

O índice, acumulado de 12 meses fechados em setembro, representa o maior salto nos preços na última década

Correio Braziliense

Primeiro dia do Enem tem abstenção de 27% no DF

No Distrito Federal, 72,9 mil alunos estavam inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio

Postar um comentário

0 Comentários