Lojas do Carrefour são ocupadas por movimentos sociais em todo o Brasil

 

Unidades da rede de supermercados Carrefour em várias partes do país foram ocupadas neste sábado (9), em uma ação do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB).  A ação faz parte da mobilização "Natal sem fome" do movimento, que busca evidenciar a falta de comida para as famílias mais pobres durante este período do ano. 

"Nesta época do ano, é comum assistirmos pela TV cenas de mesa farta e presentes nas reuniões familiares. Mas a verdade é que grande parte das famílias brasileiras passará o Natal com fome ou sem a certeza de um prato de comida em todas as refeições", denunciou o MLB.

Foram ocupadas unidades em Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe. O movimento pretende denunciar o desperdício de alimentos nestes estabelecimentos e os crimes de racismo e homofobia registrados nestas unidades nos últimos anos.

A escolha do Carrefour não foi à toa. A rede se viu envolvida recentemente em vários casos de violência e descaso com trabalhadores.

"O Carrefour carrega nas mãos o sangue de João Alberto, homem negro que foi espancado e asfixiado até a morte em uma loja da rede em Porto Alegre. E quem não se lembra do caso do Seu Moisés, promotor de vendas do Carrefour de Recife, que faleceu durante o trabalho e teve seu corpo coberto por guarda-sóis até o fim do expediente?", recorda o MLB, em outra postagem nas redes sociais. 

Eis alguns casos em que o Carrefour se viu envolvido recentemente:

 5.mai.2023 – casal negro é agredido por funcionários de unidade em Salvador;

  • 8.abr.2023 – mulher tira a roupa em unidade de Curitiba depois de dizer ter sido perseguida por seguranças;
  • 19.nov.2020 – homem negro é espancado até a morte por seguranças do Carrefour em Porto Alegre;
  • 19.ago.2020 – corpo de funcionário terceirizado que morreu durante o trabalho é coberto por guarda-sóis no Recife;
  • 28.nov.2018 – funcionário matou cachorro que andava em estacionamento de unidade em Osasco.

Forum

 

Postar um comentário

0 Comentários