Um forte temporal atingiu o Sul do Espírito Santo entre a noite desta sexta-feira (22) e a madrugada deste sábado (23). Algumas cidades, como Mimoso do Sul, chegaram a acumulados de chuva de 295 milímetros e diversos carros foram arrastados pelas ruas. Imagens impressionantes mostram a força da água em diferentes locais. Apesar da gravidade da situação, as autoridades não registraram feridos ou óbitos.
As chuvas que atingem o estado desde ontem já deixaram mais de 100 pessoas desabrigadas. Os municípios mais afetados são Vargem Alta e Mimoso do Sul. No primeiro, uma represa se rompeu, deixando dezenas de desabrigados, e no segundo município, uma pessoa está desabrigada em decorrência das inundações. Uma pessoa com deficiência precisou ser resgatada após ficar ilhada em sua casa.
Já em um lar de idosos, os residentes foram obrigados a se isolar no segundo pavimento da construção, aguardando o socorro dos bombeiros. Um volume impressionante de chuva, equivalente a quase 300 milímetros, caiu em apenas 24 horas no Espírito Santo. O município de Bom Jesus do Norte, situado na divisa com o Rio de Janeiro, foi o mais impactado, com um acumulado de 295.4 milímetros.
A Defesa Civil emitiu alerta máximo de deslizamento de terra em pelo menos sete regiões: Mimoso do Sul, Muniz Freire, Guaçuí, Alegre, Vargem Alta, Jerônimo Monteiro e Bom Jesus do Norte.
Acumulados de chuva nas últimas 24h, por cidade:
- Bom Jesus do Norte: 295.4 mm
- Mimoso do Sul: 228 mm
- Muniz Freire: 193.8 mm
- Alegra: 156.21 mm
- Vargem Alta: 150.6 mm
- Guaçuí: 149.42 mm
- Rio Novo do Sul: 139.8 mm
- Jerônimo Monteiro: 134.48 mm
- São José do Calçado: 125.8 mm
- Iúna: 98 mm
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) elevou o alerta para "grande perigo" na Região Sudeste do Brasil, prevendo chuvas intensas nos próximos dias.
DCM
0 Comentários