O governo federal estuda colocar um fim no saque-aniversário do FGTS e criar um substituto para ele. No entendimento dos governistas o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço perdeu sua real finalidade. Confira a proposta que pode substituir esse saque.
Aparentemente o fim do saque-aniversário está próximo e um substituto poderá ser criado para o substituir. Essa modalidade foi criada em 2020, durante a pandemia, para possibilitar a retirada anual de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Acontece que ela tem um grande problema.
Um possível encerramento dessa modalidade ainda é debatido e divide opiniões entre os brasileiros.
Fim do saque-aniversário
O governo federal vem sinalizando para um possível fim do saque-aniversário há alguns meses.
A grande questão é que, no entender do atual governo, o FGTS perdeu sua finalidade, que é servir como um auxílio ao trabalhador demitido sem justa causa.
Isso porque após a adesão, se o trabalhadorfor demitido dentro do prazo de 25 meses após a adesão, ele não poderá fazer o saque.
No último mês de abril a Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados debateu um possível fim para essa modalidade e o assunto também divide opinião entre o governo.
Substituto para o saque-aniversário
Como substituto o governo pretende criar um empréstimo consignado, que seria chamado de consignado social.
A ideia é oferecer uma modalidade parecida aquela disponível aos segurados do INSS, mas que ainda não é oferecida ao trabalhador com carteira assinada.
Nela o cidadão teria acesso a melhores condições de pagamento, incluindo taxas mais baixas.
Se tudo der certo, o empréstimo poderá ser contratado pelo FGTS Digital, novo sistema lançado neste ano.
por Laura Alvarenga
0 Comentários