‘Hoje chove bala no país de Mossoró!”. A expressão, que pode causar estranheza em outro lugar do Brasil, cresce na ponta da língua dos mossoroenses e ganha ainda mais emoção durante o período junino. O espetáculo que faz parte do São João de Mossoró, no Rio Grande do Norte, relembra um fato que marcou a história do município: o dia em que os mossoroenses expulsaram o bando de Lampião.
Misturando a vida real com a ficção, o Chuva de Bala surgiu como uma forma de enaltecer a coragem e heroísmo dos mossoroenses. Patrimônio cultural da cidade, o espetáculo a céu aberto foi encenado pela primeira vez em 2002, e desde então compõe a programação dos festejos juninos.
O São João mais cultural do país
O Chuva de Bala é só um dos atrativos do Mossoró Cidade Junina. A festa que se autointitula o São João mais cultural do país reúne diversas manifestações culturais com diferentes propostas. A programação é dividida por polos, entre os principais: Estação das Artes; Poeta Antônio Francisco; Cidadela; Arena Deodete Dias; e Arraiá do Povo.
De acordo com a Prefeitura de Mossoró,
o espetáculo reúne em média três mil pessoas por dia, que se amontoam
nas cadeiras espalhadas em frente a Capela onde o confronto real
aconteceu.
0 Comentários