Filhote de baleia-franca semi-albino dá show no litoral de SC; assista vídeo


 A Praia do Luz, em Imbituba, no Litoral Sul de Santa Catarina, foi palco de um show de um filhote de baleia-franca semi-albino. O registro foi realizado, na manhã de terça-feira (6), durante o período de monitoramento.

Além do filhote, uma baleia-franca adulta também estava no local, a mãe. Segundo o ProFRANCA (Projeto Franca Austral), realizado pelo Instituto Australis e com o patrocínio da Petrobas, baleias-francas semi-albinas, geralmente, são do sexo masculino, mas pelo menos duas já foram observadas em outros países e uma no Brasil, na temporada de 2023.

O que é o semi-albinismo?

Também chamado de Leucismo, o semi-albinismo é uma característica genética, em que um gene recessivo, que ocasiona a coloração branca, acaba predominando.

“Isso faz com que as baleias-francas, que normalmente são pretas, nasçam brancas, com ausência de melanina na maior parte do corpo. Não é um albinismo legítimo pois não tem os olhos vermelhos e não sofre os problemas comuns da condição. Além disso, essas baleias escurecem e ficam na cor cinza à medida que crescem”, explica o Instituto.

Confira o registro do filhote de baleia-franca semi-albino

Postar um comentário

0 Comentários