Regiões como o pescoço e a orelha muitas vezes não recebem a proteção necessária
Quem nunca passou protetor solar no corpo todo (aparentemente) e mesmo assim no final do dia teve que lidar com algumas áreas queimadas? Isso acontece porque na correria são esquecidas e ficam sem proteção. Isso não acontece apenas em ambientes como praias e piscinas. A dermatologista Vanessa Perusso comenta que, no dia a dia, algumas partes do corpo, como a nuca, orelha, o busto — especialmente para as mulheres —, e o braço, acabam sofrendo com danos causados pelos raios UVA e UVB.
“Independentemente do ambiente, se há exposição direta ao sol sem proteção, a pele pode sofrer diversos malefícios, como o envelhecimento precoce, vermelhidão, aparecimento de manchas e melasma”, explica.
Para evitar que isso aconteça, a médica reforça as partes do corpo esquecidas, mas que devem ser protegidas nos mínimos detalhes todos os dias em que serão expostas ao sol.
Pescoço, colo e nuca
“É muito comum observarmos em peles mais maduras uma diferença notável em relação à textura da pele do rosto, em comparação com a do pescoço, colo e nuca. Isso ocorre porque as pessoas têm o costume de proteger apenas o rosto, esquecendo as demais regiões”, comenta.
Para evitar o aparecimento de rugas e uma aparência craquelada, a dermatologista enfatiza a importância de aplicar o protetor solar diário em todas as regiões. “Isso ajudará a evitar o envelhecimento precoce da pele, assim como o escurecimento das áreas”.
O braço do motorista
Pode parecer engraçado, mas a falta de proteção solar nos braços vem causando uma drástica diferença de cor e textura no membro que fica do lado “da janela do motorista”. “A parte esquerda, por ficar mais próxima da janela, sempre apresenta um aspecto mais bronzeado”, ressalta.
“Apesar de ser motivo de risos, é importante ressaltar o cuidado necessário com o braço que ficará exposto ao sol. Mesmo que seja durante poucas horas, a exposição diária aos raios UVA e UVB pode levar ao aparecimento de manchas que, se não forem tratadas, podem até dar início ao câncer de pele. Minha dica para quem passa muito tempo dirigindo é deixar no carro uma opção de protetor solar aerossol para reaplicar de tempos em tempos”, alerta Vanessa.
Pés e mãos
Além dos cuidados diários, durante dias de praia e piscina, existem duas regiões que também são sempre esquecidas: os pés e as mãos.
“Às vezes, é só após voltar para casa e sentir a ardência que se nota a vermelhidão dessas regiões. É importante sempre lembrar que, após a aplicação nas pernas, tronco e braços, as extremidades também devem ser protegidas”, enfatiza.
Protetores solares corporais até R$ 50
- Helioderm FPS 70 Ativo Hialurônico (200mL)
- Neutrogena Sun Fresh FPS 50 (200ml)
- NIVEA SUN Protect & Hidrata FPS 50 (125ml)
- L’Oréal Paris Solar Expertise FPS 50 (120ml)
- Avon Care Sun+ FPS 50 (120g)
por Mariana Morello, MSN
0 Comentários