A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru), realiza, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o projeto de melhoramento genético e manejo produtivo em bovinos. Levantamento mais recente aponta o registro de 76 inseminações realizadas desde o início do projeto no primeiro semestre de 2024.
Os produtores beneficiados recebem assistência técnica e consultoria. A medida faz parte do programa “Mossoró Rural”. O projeto tem por objetivo melhorar o potencial genético dos animais e aumentar a produção leiteira. As atividades desenvolvidas pelo ‘Mossoró Rural’ permitem ao agricultor conseguir acesso às tecnologias, os manejos atuais, fazendo com que tenha mais ferramentas e mais condições de produzir com menor custo.
Ao todo são três grupos. O grupo 1 registrou o total de 20 inseminações em bovinos. O grupo 2 soma 12 procedimentos, enquanto que o 3 chegou a 43 inseminações. O projeto atende atualmente 17 produtores de diversas comunidades rurais do município. A zootecnista, Maria Viviane explica como é realizado o trabalho junto aos produtores beneficiados com o programa.
“Esses produtores recebem a visita tanto de um zootecnista como de um médico veterinário, que é o responsável de fazer toda parte de inseminação. O nome da técnica que usamos é ‘Inseminação Artificial por Tempo Fixo’”, disse a profissional que ressalta ainda que o médico se dirige à propriedade e faz o protocolo hormonal em todas as fêmeas que o produtor quer inseminar “para que todas possam entrar em cio de uma vez só”.
O projeto atende produtores da área de bovinocultura de leite. Esses produtores são selecionados pela quantidade de vacas em lactação dentro do rebanho. “Nós procuramos pegar produtores que tenham pelo menos acima de cinco vacas. Porque cada beneficiário desse terá o direito de ter dez doses de sêmen para que o veterinário possa fazer essa inseminação artificial”, explicou a zootecnista.
0 Comentários