A queda ocorreu logo após Lula retornar de São Paulo para Brasília. Lula estava na capital paulista no sábado para participar de atividades de campanha ao lado de Guilherme Boulos, o que acabou sendo cancelado pela chuva. Lula, no entanto, gravou vídeo ao lado do candidato.
Lula estava no Alvorada apenas com a primeira-dama Janja da Silva. O casal já estava arrumando as malas para embarcar para Rússia, onde participaria da Cúpula dos Brics. A viagem estava prevista para se iniciar na tarde deste domingo.
A lesão
De acordo com o boletim médico do Hospital Sírio Libanês de Brasília, onde Lula foi atendido, ele teve um “ferimento corto-contuso em região occipital”.
A médica Débora de Barros Abdala, especialista em clínica médica, explica que um “ferimento corto-contuso em região occipital” é o nome dado à um contusão que leva a um corte na região da nuca. Em geral, esse tipo de ferimento é considerado de baixo risco e o tratamento envolve apenas a limpeza do local seguida de sutura (pontos), a depender do tamanho do corte, para evitar infecção e facilitar o processo de cicatrização.
No entanto, medidas adicionais podem ser solicitadas a depender do mecanismo do trauma. Segundo informações da Secretaria de Comunicação (Secom) da presidência, o cancelamento da viagem à Rússia ocorreu por orientação médica. Lula também voltou ao hospital neste domingo, para um atendimento programado após a queda.
Novos exames
Após o acidente no sábado, o
presidente foi levado para a unidade do Hospital Sírio Libanês em Brasília, onde foi atendido com emergência e liberado no mesmo dia. Ele passou a noite no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República. Neste domingo (20), retornou ao local para uma nova avaliação médica.
0 Comentários